Digite sua Busca:      English
Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2010
18:31 (Brasília)
Home - ÚLTIMAS NOTÍCIAS Diminuir a letra Aumentar a letra
Regra da UE busca assegurar biocombustível sustentável  

14/06/10 - A União Europeia criou controles para evitar que o comércio de biocombustíveis provoque danos às florestas e outras áreas, dentro de seus esforços para reduzir a dependência dos meios de transporte com o petróleo.

A Comissão Europeia divulgou as diretrizes para assegurar que os biocombustíveis - feitos basicamente de culturas como colza, trigo, milho e açúcar - não tenham origem em áreas de florestas, terras pantanosas e reservas naturais. O objetivo é esclarecer partes da lei europeia que exige um mínimo de 10% de fontes renováveis nos combustíveis para o transporte ferroviário e rodoviário até 2020 em todo o bloco.

Aprovada em 2008, a lei determina padrões de proteção ambiental para os biocombustíveis que entrarão nessa meta de fontes renováveis, para que a expansão no comércio desses produtos não chegue à custa do desmatamento em países exportadores, como o Brasil. "Temos de assegurar que os biocombustíveis também sejam sustentáveis", disse o comissário de Energia da UE, Guenther Oettinger. "Temos o critério mais rigoroso do mundo."

Os biocombustíveis oferecem a perspectiva de reduzir o uso de combustíveis fósseis, aos quais se atribuem as mudanças climáticas. Também ajudam a União Europeia a diversificar suas fontes de energia e diminuir a dependência de petróleo e gás natural.

Em 2008, os biocombustíveis representaram 3,4% do consumo em meios de transporte na UE, segundo informações do bloco econômico. Em 2007, 26% do biodiesel e 31% do etanol consumidos na UE foram importados, principalmente do Brasil e EUA.

Grupos ambientais haviam considerado os padrões de sustentabilidade pouco estritos e acusavam a UE de não prestar a atenção adequada à "mudança indireta no uso da terra", ou seja, a possibilidade de que o maior cultivo de culturas usadas em biocombustíveis desloque a produção de alimentos. Tal tendência ameaçaria estimular a conversão de florestas e terras pantanosas (que armazenam CO2) em terras para agricultura.

Este é "talvez o problema mais perigoso dos biocombustíveis", segundo o Greenpeace. "Os impactos da mudança indireta no uso da terra continuarão causando perda significativa na biodiversidade e mais emissões de gases causadores do efeito estufa."

A Comissão Europeia, responsável pelas regulamentações dos 27 países da UE, está concluindo quatro estudos sobre a questão e pretende realizar um período de consultas com as partes interessadas. Até o fim do ano quer ter um documento normativo que poderia impor regras adicionais de sustentabilidade, segundo Marlene Holzner, uma das porta-vozes da CE. Até essa data, o foco é colocar em vigor a atual lei sobre biocombustíveis de forma harmoniosa, segundo Oettinger.

A Comissão Europeia de Biodiesel, que representa cerca de 60 companhias, incluindo a Verbio da Alemanha e a Neste Oil Oyj da Finlândia, bem como as divisões europeias da Archer Daniels Midland e Cargill, saudaram as diretrizes como "esclarecimentos essenciais" da legislação da UE.

Uma exigência ambiental na lei europeia é que a produção de biocombustíveis conduza a uma economia nas emissões de gás-estufa de pelo menos 35% inicialmente e de 50% a partir de 2017. O menor nível de economia para biocombustíveis a partir de novas plantas é de 60% em 2018.

As diretrizes explicam como calcular essas economias de gás estufa. O documento normativo também procura esclarecer artigos sobre proteção da natureza.

A orientação "explica que biocombustíveis não devem ser produzidos a partir de matérias-primas de florestas tropicais ou de áreas recentemente desmatadas, turfa, pantanais ou áreas de extrema biodiversidade - e a forma como isso deve ser avaliado". Ela esclarece que a conversão de florestas para plantação de óleo de palma poderá conflitar com exigências de sustentabilidade.

A legislação da UE com a meta de 10% para energia renovável no transporte também visa elevar a parcela de energia verde, incluindo energia eólica e solar na UE, a uma média de 20% até 2020.



Fonte: Bloomberg News

    



Notícias Relacionadas:

 03/09 - Leilão de biodiesel movimenta R$1 bilhão
 03/09 - Índia negocia acordo tarifário com o Mercosul
 03/09 - Contexto
 03/09 - Caramuru amplia sua produção de biodiesel em Goiás
 02/09 - Representantes da cadeia produtiva do biodiesel se reúnem em Brasília
 01/09 - ´Temos Terra para tudo´
 01/09 - Deságio do biodiesel
 31/08 - Brasil está mais capacitado para produzir alimentos e biocombustíveis
 30/08 - RJ: Parceria da Cedae com a Coppe vai gerar biodiesel a partir de fezes
 30/08 - ANP leiloa hoje 615 mi de litros de biodiesel
 30/08 - As limitações do biodiesel
 30/08 - Petrobras compra metade de usina baiana de biocombustível
 30/08 - Laticínios são convertidos em biocombustíveis
 27/08 - Leilão de Biodiesel da ANP durará cinco dias
 26/08 - Novos combustíveis começam a fazer parte do dia a dia dos brasileiros
 26/08 - Norte-americanos buscam informações sobre biocombustíveis brasileiros
 26/08 - Brasil pretende produzir biocombustíveis em África em parceria com a China
 26/08 - Biodiesel de gordura animal converte resíduo altamente impactante em fonte de energia renovável
 26/08 - Óleos vegetais
 25/08 - Brasil e América Central se reúnem para discutir biocombustíveis nos EUA
 03/09 - Preço do etanol reduz 10,95% em Campo Grande/MS
 03/09 - Brasil caminha para elevar produção de etanol e açúcar
 03/09 - Previsão recorde na safra de cana garantirá oferta de etanol
 03/09 - Índia negocia acordo tarifário com o Mercosul
 03/09 - São Gabriel/RS vai produzir etanol de batata-doce
 03/09 - Brasil precisa definir já uma política para os combustíveis
 03/09 - Etanol vive ´crise de meia-idade´ no Brasil, diz ´The Economist´
 02/09 - CTBE propõe pesquisa interdisciplinar para atacar desafios na área de bioetanol
 02/09 - Estimativa para cana garantirá etanol para todo país, diz Manoel Bertone
 02/09 - País chega a 432 fábricas de açúcar e de etanol
 02/09 - Safra de cana deverá ser 7,8% maior, segundo Conab
 02/09 - Nomenclatura "etanol" substituirá "álcool" nos postos de combustíveis
 02/09 - Planta verde da Braskem será inaugurada no dia 24
 02/09 - Açúcar inicia setembro em alta
 02/09 - Etanol está vantajoso nos postos em 12 Estados e DF
 02/09 - Etanol de milho nos EUA
 02/09 - Etanol começa a recuperar espaço nos tanques
 01/09 - Postos têm até 7 de setembro para adotar nomenclatura etanol
 01/09 - Estoques de gasolina e destilados dos EUA têm queda
 01/09 - Álcool permanece mais vantajoso em 11 estados

UDOP - Referência do Setor - CopyRight© 2009 - Todos os direitos reservados
Nossas Associadas