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Etanol pode substituir diesel?  

19/09/2017 - O INEE havia sido desaconselhado a fazer um evento sobre a substituio de leo diesel por etanol porque sua densidade energtica cerca de 70% daquela da gasolina e apenas 60% daquela do diesel. O baixo contedo se refletiria na autonomia do veculo, inviabilizando qualquer tentativa de fazer a substituio. Porque fomos adiante com o projeto?

Ora, a "densidade energtica" se refere quantidade de calor liberada quando um certo volume de combustvel queimado. Esse parmetro seria um estimador da autonomia se os carros fossem a vapor, onde o calor liberado pelo combustvel na presso atmosfrica. Quando a combusto se d de forma explosiva no interior de um cilindro, como nos motores tipo Otto (ignio por centelha), a autonomia depende, necessariamente, de caractersticas combinadas do combustvel e do motor.

Assim, por exemplo, quanto menor for a octanagem do combustvel, menos eficiente o motor e menor a autonomia do veculo. A baixa octanagem uma limitao inerente gasolina. No tocante a outras caractersticas dos combustveis, como homogeneidade, calor latente de evaporao, velocidade de propagao da chama e razo estequiomtrica, o etanol mais vantajoso do que a gasolina, permitindo uma maior autonomia e tambm o uso de motores mais compactos e menos poluentes. At a presena da gua no etanol hidratado, tida como um problema incontornvel do etanol, pode ser virtuosa: a grande novidade do M4 GTS da BMW, que custa US$ 100 mil, um sistema que injeta gua na gasolina para aumentar sua potncia e ser 13% mais eficiente!

Nos anos 80 (PROALCOOL) o motor a etanol era um motor a gasolina com algumas adaptaes, principalmente destinadas a aumentar sua taxa de compresso, que era apropriada baixa octanagem da gasolina. A autonomia do carro a etanol era 85% da obtida com o modelo a gasolina equivalente, bem maior que a relao de densidades (70%). A autonomia de um carro a etanol usando tecnologias atuais como a injeo direta e turbos deve apresentar autonomia assemelhada de carros a gasolina, alcanando eficincias tpicas de motores diesel, como comprovado em laboratrio.

Para poder usar tanto a gasolina quanto o etanol no mesmo motor, como nos carros flex, o motor fica refm da mxima bblica que "ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de odiar a um e amar o outro, ou h de dedicar-se a um e desprezar o outro". No caso, o flex serve gasolina e usa mal o etanol, sem aproveitar suas propriedades. O flex foi desenvolvido nos EUA, onde cada montadora tem um teto de emisses para o conjunto de carros novos vendidos. A legislao abre uma exceo para os carros flex cuja emisso considerada igual a zero. A venda de um flex, portanto, compensa a venda de um modelo a gasolina poluente. Hoje circulam nos EUA uns 20 milhes de carros flex, mas poucos usam etanol, que vendido em poucos postos de abastecimento.

Quando, na vidada do sculo, o preo do petrleo subiu e a demanda por carros a etanol no Brasil voltou a crescer, as montadoras, em vez de modernizar os motores a etanol e manter uma oferta de carros que utilizassem eficientemente esse combustvel, preferiram produzir os flex. Na poca que foram lanados, o preo do etanol estava to deprimido que, apesar da autonomia reduzida, valia a pena abastecer com etanol, com benefcio para o setor sucroalcooleiro.

O critrio de que o etanol equivale a 70% da gasolina est embutido em normas e regulamentos do governo e tende a se perpetuar. O etanol passou a ser percebido como combustvel de segunda classe, tolerado apenas pelas suas virtudes ambientais. Para corrigir esse equvoco, bastar que uma montadora, sabendo que h cerca de 5 milhes de motoristas que usam regulamente etanol, lance um carro a etanol ou um flex otimizado para esse combustvel. Com certeza as outras se adaptaro rapidamente, como ocorreu no passado.

A meta de substituir diesel por etanol bem mais ambiciosa, pois a barreira das densidades energticas maior e o diesel usado em acionamento pesado (transporte de passageiros e cargas) e o etanol no explode no motor diesel. Curiosamente, porm, tem sido a forma de substituio mais e melhor experimentada no exterior e aqui. A Ricardo Motors, projetista norte-americana, por exemplo, criou um motor a etanol que substitui um motor diesel duas vezes maior e mais pesado, que aciona uma caminhonete. Essa soluo concilia emisses locais e globais e pode resolver os problemas recentes constatados com os carros diesel. Seria, inclusive, melhor que os eltricos a bateria, dado que na maioria dos pases a gerao de energia eltrica ainda depende fortemente de combustveis fsseis. A Scania tem um motor diesel que usa etanol aditivado com 5% de um produto que permite sua exploso. A tecnologia usada em nibus e caminhes na Sucia, foi experimentada no Brasil e na NDIA. A Iveco desenvolveu, no Brasil, um motor diesel duo combustvel que pode substituir at 40% do diesel, por etanol.

O avano mais importante na substituio de diesel por etanol dever ocorrer com os sistemas hbridos, em que as rodas so acionadas por motores eltricos e a energia eltrica gerada a bordo por um sistema acionado por etanol. Essa tecnologia permite que o motor a etanol opere em condio ideal, com maior eficincia. No Brasil h tecnologia desenvolvida por fabricante nacional, a Eletrabus, com o apoio da Itapu Binacional. A substituio do diesel pelo etanol, no Brasil, reduziria os impactos ambientas decorrentes dos transportes pblicos em cidades como So Paulo, onde as emisses do diesel so mais problemticas. Mais importante, ainda, seria substituir os quase 3 bilhes de litros de diesel usados pela agroindstria sucroalcooleira para plantar, colher e transportar a cana.

Portanto, o INEE vai mesmo realizar o "IV Seminrio sobre Uso Eficiente do Etanol" em 25 de outubro prximo, para analisar as possibilidades e discutir como implementar essa substituio.

Acesse o arquivo Etanol Pode Substituir Diesel?, clicando aqui.

18/09/17
Jayme Buarque - Diretor Geral do INEE e Gerente do Projeto Etanol Eficiente
Fonte: INEE
Os artigos assinados so de responsabilidade de seus autores, no representando,
necessariamente, a opinio e os valores defendidos pela UDOP.
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