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Investimento em infraestrutura deve ficar estagnado  

15/03/2019 - Mesmo com a retomada das concesses - os leiles da Linha 15-Prata de monotrilho, na ltima segunda-feira, e de 12 aeroportos federais, marcado para esta sexta-feira, 14, puxam a fila -, os investimentos em infraestrutura devero ficar estagnados este ano. Os aportes em logstica e transportes, energia, telecomunicaes e saneamento devero ficar em 1,80% do Produto Interno Bruto (PIB), ante 1,87% em 2018, conforme levantamento da Inter.B Consultoria.

Os investimentos em infraestrutura somaro R$ 129,9 bilhes este ano - em 2018, foram R$ 127,5 bilhes, conforme o mapeamento da Inter.B. Ainda que o nvel dos aportes tenha sado do fundo do poo de 2017 (1,69% do PIB), os valores esto abaixo do necessrio. Nas contas da consultoria, para modernizar a infraestrutura nacional, seria necessrio investir 4,24% do PIB ao ano, cerca de R$ 305 bilhes em 2019, 2,3 vezes mais do que o esperado.

Na viso de Cludio Frischtak, scio da Inter.B, o quadro de estagnao em relao a 2018 tem dois motivos principais: por um lado, o grau de incerteza na economia ainda est elevado; por outro, pela prpria natureza do setor de infraestrutura, a retomada dos investimentos levaria de "seis meses a um ano", mesmo aps o governo federal anunciar medidas para o setor. Assim, os investimentos em infraestrutura de 2019 "j esto contratados".

"Existe um esforo do Ministrio de Infraestrutura e de outros ministrios ligados rea para avanar, mas mesmo que haja um avano, para traduzir isso em investimentos, normalmente, leva de seis meses a um ano. Na melhor das hipteses, vamos ter reao em 2020", afirmou o consultor.

O grande desafio das medidas do governo, segundo Frischtak, ser atrair mais capital privado, para alm dos nveis atuais. Em 2017 e 2018, o setor privado respondeu por cerca de 63% do total investido, conforme a Inter.B. A tendncia para este ano de manuteno desse nvel, mesmo com a realizao dos leiles de concesso.


Leiles

O leilo de concesso da Linha 15-Prata, realizado pelo governo paulista na B3, teve apenas uma proposta, que saiu vencedora, do Consrcio Viamobilidade 15, controlado pela CCR. O leilo dos aeroportos federais, que tambm ser na B3, est cercado de expectativas mais positivas. Como mostrou o Estado, pelo menos dez grupos investidores entregaram propostas na tera-feira. A prpria CCR j reforou seu interesse nos terminais areos.

Segundo Frischtak, preciso ir alm da atual participao privada nos investimentos em infraestrutura: "O Brasil precisa atrair mais investimento privado. No limite, precisa chegar a 80% ou 90%. muito difcil, mas o Estado brasileiro, nos prximos anos, at fazer uma consolidao fiscal, vai ter muito pouco espao para aumentar seus investimentos."

Para Alberto Zoffmann, scio e head de Infraestrutura da XP Investimentos, o setor privado tem condies de participar mais do financiamento aos aportes no setor. Apenas as emisses de debntures de infraestrutura (ttulos de dvida especficos para projetos de infraestrutura, que pagam menos Imposto de Renda aps aval do governo) poderiam ficar entre R$ 30 bilhes e R$ 40 bilhes ao ano, nas estimativas do executivo, quase o dobro dos R$ 23,6 bilhes do ano passado, segundo a Associao Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Vinicius Neder
Fonte: Folha de S. Paulo
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