UDOP - União Nacional da Bioenergia
EDITORIAS
Agência UDOP | Açúcar | Biodiesel | Cana-de-Açúcar | Combustíveis Fósseis | Diversas | Economia
Energia | Espaço Datagro | Etanol | Fórum de Articulistas | Opinião | TV UDOP | Últimas Notícias
Diversas Aumentar a letra    Diminuir a letra
Tempo: MS tem acumulados de até 200 mm neste mês de outubro e mais chuvas são previstas  

11/10/2018 - Os últimos dias têm sido de chuvas intensas sobre diversas áreas do Centro-Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, a chuva cai forte, principalmente, sobre o Sul e Leste de Mato Grosso do Sul desde o começo de outubro e algumas áreas já acumulam precipitações de até 200 milímetros. Mais chuvas são previstas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para chuvas intensas em todo o estado nesta quinta. É prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Também são previstos altos acumulados de chuva em áreas do estado de São Paulo mais próximas ao litoral e na divisa com o Rio de Janeiro. São esperadas precipitações entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. No entanto, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

De acordo com mapas do Inmet, nos últimos dez dias, muita chuva acumulada atingiu a faixa Centro-Sul do Brasil. Em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, os acumulados no período chegam a até 200 milímetros. Enquanto isso, uma condição mais seca é vista em áreas mais centrais e no Norte e Nordeste.

Em Caarapó (MS), o Inmet registrava aproximadamente 280 mm de chuva acumulados em outubro, até o começo da manhã do dia 10. Em Ponta Porã (MS), já choveu cerca de 160 mm e Dourados acumulou 95 mm. Áreas centrais, Norte e Oeste do estado têm tido apenas pancadas de chuva nos últimos dias.

"O estado de Mato Grosso do Sul foi a região do país que recebeu a chuva mais volumosa entre a manhã do dia 9 e a manhã de 10 de outubro", disse a Climatempo. As precipitações em áreas do Mato Grosso do Sul superam ou estão muito próximas de superar a média do mês já nestes primeiros dias de outubro.

As precipitações previstas para as áreas do Centro-Sul devem limitar o avanço dos trabalhos de plantio da soja. Segundo Deral (Departamento de Economia Rural), os trabalhos no Paraná avançaram para 38%. A semeadura do milho de primeira safra, o chamado "milho verão", atingiu 79%, de acordo com dados da entidade.

Segundo boletim da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), em três semanas, o plantio da soja em Mato Grosso do Sul alcançou 13,9% dos 2,840 milhões de hectares esperados para a safra 2018/2019. Ou seja, aproximadamente 394.760 hectares semeados até o momento.

Mapas estendidos do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, mostram a tendência de chuvas pouco generalizadas sobre a faixa central do país entre 11 e 19 de outubro. As chuvas ficam mais restritas ao Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Enviar por e-mail Imprimir
Clipping de Notícias UDOP
Inscreva-se e receba as novidades do setor.
    
Notícias Relacionadas
18/09/19 - Safra de milho do Brasil estimada em recorde, na torcida por chuvas para soja
  - Soja: Está tudo pronto para a safra 2019/20, só falta a chuva !
  - Soja: Produtores aguardam mudanças climáticas para iniciar o plantio
  - Milho: Plantio da safra de verão 2019/20 atinge 24% da área no PR
  - Veja a previsão do tempo para quarta-feira (18) para todo o Brasil
  - As ondas de calor em toda a Terra
16/09/19 - Veja a previsão do tempo para segunda-feira (16) para todo o Brasil
13/09/19 - BP estuda desinvestimentos em petróleo para reduzir emissões
Para enviar a notícia, basta preencher o formulário abaixo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
 
Tempo: MS tem acumulados de até 200 mm neste mês de outubro e mais chuvas são previstas
 
Seu nome:
Seu e-mail:
Destinatário:
E-mail destinatário:
(separe mais de um e-mail por ,)
Comentário: