União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Consecana

Histórico do Consecana
Publicado em 31/05/2012 às 15h37
Consecana - Conselho dos Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo



O CONSECANA é um associação civil, sem fins lucrativos, é formada por produtores de cana e industriais produtores de açúcar e álcool. A Diretoria é composta de 5 membros indicado pela UNICA – União das Indústrias Canavieiras do Estado de São Paulo e 5 membros indicados pela ORPLANA – Organização dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo da qual a CANAOESTE é associada.



Para auxiliar a Diretoria do CONSECANA existe a Câmara Técnica e Econômica – CANATEC formada por especialistas no Setor Sucroalcooleiro sendo 6 membros indicados pela UNICA e 6 indicados pela ORPLANA. A função da CANATEC é dar respaldo técnico e econômico nas decisões da Diretoria.



O CONSECANA foi formado num instante difícil para o Setor Sucroalcooleiro, quando o Governo Federal encerrou uma intervenção de mais de 40 anos no setor. É inegável que o novo método de pagamento de cana necessita de aprimoramentos, mas sua concepção, neste instante da história do setor, foi crucial para que a sua estrutura fosse mantida.



É importante ressaltar que o Método CONSECANA de pagamento de cana foi elaborado por técnicos da ORPLANA e sugerido aos membros da UNICA.



Para definir este modelo de pagamento, os técnicos da ORPLANA visitaram vários países do mundo onde existem fornecedores autônomo de cana e beterraba, como Austrália, Africa do Sul, Europa e EUA e estudaram atentamente os métodos de pagamentos destes países, criando o Método CONSECANA atualmente em uso no Estado de São Paulo e em outros estados do Brasil.



O Método basicamente busca auferir o faturamento obtido pela unidade industrial por tonelada de cana e através da participação do custo de produção de cana no custo total (industrial + cana), determina uma parcela do faturamento total destinado a pagamento ao fornecedor.



O método de um lado quantifica o total de açucares recuperáveis (ATR) na cana e de outro o preço de faturamento por Kg de açúcar total recuperável (ATR) aplicando a seguir o fator de participação do fornecedor, do que resulta o preço bruto por tonelada de cana.



Mais a frente, pode-se encontrar as FÓRMULA E CÁLCULOS que são utilizadas na quantificação do ATR e na sua valorização. Para maiores detalhes visite o site da ORPLANA e leia o manual de instruções.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas