União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Fim de um ciclo
Publicado em 14/01/2016 às 15h13
O ano de 2015 começou com os ânimos à flor da pele, incertezas cada vez maiores e uma falta de horizontes sem precedentes para nosso combalido setor sucroenergético. E tudo levava a crer que teríamos mais um ano de muitas dificuldades no calvário que se tornou as últimas safras de cana-de-açúcar.

Todavia, parece que encerramos agora um ciclo. Enfim, a sonhada e tão aguardada luz no fim do túnel surgiu e com ela boas perspectivas para que possamos retomar nossas esperanças por dias melhores.

O divisor de águas se deu já nos 40 minutos do segundo tempo mas, enfim, o jogo ainda estava valendo. Desde outubro novos ares são respirados por nossos empresários e mesmo com a conjuntura econômica nacional caminhando para o desfiladeiro, nosso setor ruma para mares mais calmos, onde poderemos, com a expertise adquirida pelo calejar das inúmeras crises, em especial essa última, aplicar o aprendizado e entrar em rota de saída da crise.

Entre os fatores, que influenciaram fortemente na mudança de humores, estão a alta do Dólar perante o Real, que trouxe uma expectativa de melhor remuneração para o açúcar, responsável hoje por pouco menos da metade da produção de cana nacional; a queda da produção de açúcar em países como o Brasil e em outros outros players, devido à incidência de um El Niño mais forte, o que promoveu um aumento de preços e a ruptura de mais um ano que caminhava para um superávit de produção da commodity e, por fim o reajuste, tão represado e aguardado nos preços da gasolina C, que trouxe mais competitividade ao nosso etanol.

Esses fatores, juntos, oxigenaram o setor, o que se tornou evidente durante o 8º Congresso Nacional da Bioenergia, que promovemos na primeira quinzena de novembro, em parceria com a STAB.

Com público recorde, de mais de 1,3 mil congressistas, ficou claro que chegara a hora da grande virada. Por isso, trouxemos um batalhão de palestrantes e moderadores, que com mais de 100 temas, apresentaram as melhores expertises para que possamos sair dos baixos índices de produção, tanto no campo como na indústria, além de novas tecnologias e sistemas de gestão altamente aplicáveis ao dia a dia das usinas.

O novo ciclo virtuoso que se vislumbra, que torcemos para se firmar pelos próximos três ou quatro anos, poderá ser o divisor de águas para aquelas unidades que sobreviveram ao tsunami que solapou milhares de empregos e fechou dezenas de usinas.

Agora, os grandes desafios se mostram da porteira para dentro. Precisamos aplicar os conhecimentos já consagrados no passado, incorporando com as novas tecnologias, para voltarmos a produzir a cana de três dígitos, reduzirmos nossos custos de produção, no campo e na usina, e assim, aumentarmos nossa competitividade.

Acredito que sem esses desafios não nos tornaremos mais fortes e ficaremos, uma vez mais, à mercê das políticas públicas, que já se mostraram ineficazes.

No momento em que vivemos o limiar de um novo ano, é chegada a hora de analisarmos os dados, retomarmos as metas e, principalmente, nos enchermos de nova esperança, tão necessária para a vitória infalível!

*Artigo originalmente publicado na Revista STAB, edição Novembro/Dezembro - 2015
Antonio Cesar Salibe
Presidente Executivo da UDOP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024