União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

"Não morre quem nos outros vive"; nosso tributo ao grande líder Luiz Guilherme Zancaner
Publicado em 29/06/2016 às 11h46
Surpreendidos uma vez mais pela brevidade da vida, o setor sucroenergético perdeu nesta semana um de seus maiores ícones, líder nato e de visão extraordinária que conseguiu, com ações concretas, mudar a história do setor e alçar a região Oeste Paulista como uma alternativa para o agronegócio, além de firmar a UDOP - União dos Produtores de Bioenergia, como entidade de prestação de serviços a toda a cadeia bioenergética.

Luiz Guilherme Zancaner faleceu precocemente no último domingo, após sofrer um acidente automobilístico a poucos metros da Usina Unialco, que presidia, no município de Guararapes, no noroeste paulista. Por ironia do destino, apaixonado pela cana-de-açúcar, teve seu fim justamente em um canavial...

Seu legado nos enche de esperança de que ele conseguiu fazer a diferença em nossas vidas, marcando de forma profunda o destino de nossa entidade, que teve a honra de ser presidida por Zancaner entre os anos de 1997 a 2006, e que ainda hoje tinha em sua figura, enquanto diretor secretário da atual gestão, uma liderança exemplar.

Foi em sua gestão que a UDOP, liderada brilhantemente por seu exemplo e arrojo, saiu de aproximadamente 15 associadas na região oeste paulista para mais de 70 associadas em mais de sete estados brasileiros, fortalecendo-nos como uma entidade na prestação de serviços voltados para as áreas de capacitação profissional, representatividade e o trabalho institucional da imagem do setor.

Antes de assumir a presidência da UDOP, o oeste paulista tinha o segundo pior PIB do estado de São Paulo, a frente apenas do Vale do Ribeira. Seu trabalho diuturno fez com que nossa região fosse considerada a última fronteira paulista da cana-de-açúcar, e com um esforço tenaz, capitaneado por Zancaner, vimos o sol de oportunidades nascer em nossa região, que em sua gestão teve o número de usinas multiplicado por dois, passando de 50 unidades para mais de 100 usinas no boom do setor.

Luiz Guilherme Zancaner incentivou governos, nas esferas municipal, estadual e federal, políticos e empresários de que o oeste paulista era a bola da vez do crescimento do setor, que já se estagnara nas regiões tradicionais.

Neste contexto ele também contribuiu para que Araçatuba, sede geográfica desta região, ganhasse uma feira de negócios, a Feicana - Feira de Negócios do Setor Canavieiro, que fez com que os olhos do mundo se voltassem para esta região. O apoio da UDOP à Safra Eventos, realizadora da Feicana, foi crucial para este desenvolvimento.

Fruto direto de sua liderança, podemos destacar que nas 50 novas usinas que se instalaram pelo Oeste Paulista, tão defendido por Zancaner, mais de 100 mil empregos diretos foram gerados, além de outros 200 mil postos indiretos, criados pelas empresas de suporte que escolheram esta região para se instalarem. As usinas já existentes também cresceram, algumas dobrando de tamanho e capacidade de moagem.

Reconhecido como Líder Empresarial por quatro anos seguidos pela Gazeta Mercantil, à época o principal jornal econômico do Brasil, Luiz Guilherme Zancaner nunca desistiu de seu sonho de fazer com que este setor se tornasse, de fato, a mola propulsora do agronegócio brasileiro.

Por tudo isso, e muito mais, as gerações futuras poderão se lembrar, com orgulho, que hoje, o oeste paulista continua sendo uma região em plena expansão, ofertando qualidade de vida e melhores oportunidades a milhões de brasileiros, fruto dos esforços tenazes e incansáveis desse líder que tanto nos ensinou.

Nosso dever, diante de tantos bons exemplos, é o de seguir trabalhando, sempre focado e de forma serena, ajudando a construir um futuro melhor para as novas gerações que nos sucederão. A certeza que fica é a de que não morre quem nos outros vive, e Luiz Guilherme Zancaner deixou indelevelmente marcada sua trajetória em nossas vidas!

Descanse em paz, amigo!
Antonio Cesar Salibe
Presidente executivo da UDOP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Etanol se consolida, por Arnaldo Jardim
Publicado em 25/03/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 22/03/2024