União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Conheça as vantagens do etanol
Publicado em 22/09/2017 às 14h14
Comunicar ao público de forma correta é essencial, principalmente, nos dias de hoje quando somos bombardeados por um número infinito de mensagens, muitas vezes travestidas em mitos e que não condizem com a realidade.

No setor de combustíveis, mais especificamente do etanol, temos convivido ao longo da história com muitos mitos arraigados e que nada contribuem para o avanço do conhecimento nesta área.

O mercado adota, por exemplo, que somente compensa abastecer com etanol se seu preço na bomba tiver até 70% do valor da gasolina, o que é somente uma convenção. Na verdade, cada motorista deveria conhecer quantos quilômetros seu carro faz com um litro de etanol e de gasolina e dividir o valor encontrado no primeiro pelo segundo.

Em muitos casos, devido a tecnologia embarcada e o modo de dirigir, o veículo dá um rendimento acima dos 70%, ou seja, pode ser melhor então abastecer com etanol, mesmo que o preço verificado na bomba esteja acima dessa relação.

Outra informação equivocada e que circula em várias "rodas" é que o uso do etanol faz com que o carro perca potência, mas é justamente o contrário. Com o uso do etanol, o veículo apresenta melhor performance devido a maior octanagem em relação a gasolina, gerando maior potência e torque.

Não é verdade também que o etanol provoca desgaste no motor e no sistema de escapamento de gases, já que é um produto limpo, sem a presença de certas substâncias químicas, como o enxofre, encontrado na gasolina, que poderia provocar corrosões. Neste sentido, o etanol é muito mais benéfico na manutenção do motor e outros componentes do veículo.

Até coisas que podem parecer "engraçadas" são inventadas para o etanol como a possibilidade de presença de resíduos de açúcar e bagaço no motor, uma total balela.

Por fim, não podemos deixar de citar a grande vantagem ambiental do etanol, pois emite menos 90% de gases do efeito estufa do que a gasolina em todo seu ciclo de vida (da produção ao consumo: bom para o meio ambiente, bom para a saúde!
Mário Campos
Presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de MG - Siamig
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024