União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Para administradora: "Gestão de suprimentos ainda é reativa e operacional no setor"
Publicado em 05/10/2017 às 10h11
"A Gestão de Suprimentos nas usinas do setor bioenergético ainda é muito reativa e operacional e pouco estratégica", a opinião é da administradora de empresas Bianca Cristina Cana Rodrigues, coordenadora de Suprimentos do Grupo Clealco e Coordenadora do Comitê de Gestão em Suprimentos da UDOP. Na visão de Bianca, esta falta de estratégia traz inúmeros prejuízos para toda a cadeia.

"Um setor de suprimentos mais ativo e estratégico pode se antever e trazer para suas empresas ganhos imediatos na redução de custos que podem impactar, sobremaneira, os resultados da usina", destaca Bianca.

Segundo a coordenadora do Comitê da UDOP, a área de suprimentos das usinas ainda precisa de muito amadurecimento, mas também, precisa ser encarada como um setor estratégico por parte da diretoria de muitas corporações. "Hoje foca-se quase toda a energia apenas nas áreas produtivas, e se esquece que existe toda uma cadeia que pode trazer resultados muito impactantes na redução dos custos de produção", esclarece Bianca.

"Precisamos de mais investimentos em sistemas, treinamentos e consultoria voltados para a área de suprimentos. Por exemplo, ter previsibilidade do preço do açúcar daqui a 10 anos é importante, mas o açúcar é uma commodity, e como tal terá mercado, o que não sabemos é quanto vai custar nossos principais insumos, tão necessários para a produção de cana, açúcar e etanol, e se investíssemos nesta área, poderíamos trazer enormes economias para toda a cadeia", explica a Coordenadora de Suprimentos da Clealco.

Suprimentos não é mais backoffice e sim parte da cadeia produtiva, e gera impactos diretos no fluxo de caixa. "Automação, inovação e criatividade parece não ser algo de nossa área, mas fazem parte do meu dia a dia", destaca Bianca.

Pensando em aumentar o conhecimento e a troca de informações entre estes profissionais, a UDOP criou em 2016 o Comitê de Gestão em Suprimentos, que reúne mais de 40 profissionais de inúmeras usinas/destilarias para a discussão de temas de alto interesse do grupo e de alta aplicabilidade no dia a dia das corporações.

Das reuniões do Comitê surgiu, ainda, a necessidade de se criar uma Pesquisa Mensal de Indicadores de Gestão em Suprimentos, onde são avaliados, dentre outros fatores, a gestão de estoque, de compras, avaliação de fornecedores, gestão de postos de combustíveis e gestão de venda de inservíveis (leilão/sucata).


Como participar

A Pesquisa de Gestão em Suprimentos tem preenchimento mensal. A inserção de dados é on-line, em uma área restrita do Portal UDOP. Para acessar o sistema é preciso um login e uma senha, disponibilizada para cada unidade participante. Para solicitar seu login, clique aqui.

Os relatórios de resultados estarão disponíveis por porte ou estado ou empresas e apenas para as unidades que inserirem os dados dentro do prazo. Todos os dados são confidenciais e agrupados, não permitindo, com isso, a identificação das unidades. Mais informações nos contatos pesquisas@udop.com.br ou (18) 2103-0528 ou pelo WhatsApp (18) 98115-9034.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024