União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Sinergia para tornar os biocombustíveis estratégicos no Brasil
Publicado em 11/12/2017 às 12h11
Trabalhando há mais de 30 anos na representatividade da cadeia produtiva da bioenergia, a UDOP - União dos Produtores de Bioenergia, vem defendendo a importância do segmento, que representa, junto a diversos órgãos públicos e privados de todo o Brasil.

Através da EPE - Empresa de Pesquisa Energética, ligada ao Ministério de Minas e Energia, a UDOP vem contribuindo para a elaboração de planos decenais e de políticas públicas que deem maior segurança jurídica e institucional para que os biocombustíveis possam, efetivamente, assumir seu papel estratégico na matriz energética nacional.

Com este foco, a UDOP vem realizando já há 10 anos, o Congresso Nacional da Bioenergia, evento regular de seu portfólio de cursos e que já se tornou referência no assunto troca de experiências e disseminação de novas tecnologias e sistemas de gestão para esta pujante cadeia de negócios.

E foi justamente num destes Congressos, em 2016, que tive a grata oportunidade de conhecer o Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, José Mauro Ferreira Coelho que muito tem contribuído para a sinergia existente hoje entre a UDOP e a EPE.

Através da participação da EPE nas duas últimas edições de nosso Congresso Nacional da Bioenergia, em 2016 e 2017, os mais de 1.500 congressistas de cada edição puderam, igualmente, conhecer os planos estratégicos voltados ao setor, apresentados pelo Diretor José Mauro, o que muito engrandeceu o conhecimento de todos e a troca de informações.

Neste pouco mais de um ano de convívio nossa entidade pode contribuir de forma efetiva em diversos temas que estão atualmente em estudo na EPE, como nos memorandos e documentos que deram sustentação aos estudos para que seja criada a Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio, importante ferramenta que trará novos horizontes aos biocombustíveis no Brasil, contribuindo de forma mais do que destacada para que nosso país cumpra com os acordos ratificados na COP21.

Tive ainda o privilégio de participar no último mês de agosto da reunião do Concepe - Conselho Consultivo da EPE - onde foram debatidos, com os conselheiros e convidados especiais, as inovações e resultados do Plano Decenal de Energia 2026 (PDE 2026) e as principais intenções e propostas constantes da Nota Técnica da Consulta Pública 33 (CP33), que trata dos aprimoramentos do Novo Marco Legal do Setor Elétrico.

Acredito que esta aproximação seja de crucial importância não apenas para a UDOP mas também para a EPE que possui em sua gestão uma visão muito próxima dos propósitos que nossa entidade vem defendendo desde sua fundação, a de que os biocombustíveis se tornem, o quanto antes, estratégicos para o crescimento de nosso País.

*Artigo originalmente publicado no portal da Empresa de Pesquisa Energética - EPE.
Antonio Cesar Salibe
Presidente executivo da UDOP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024