União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Carnaval, alegria responsável!
Publicado em 08/02/2018 às 08h11
O Carnaval é um patrimônio e símbolo da alegria e da diversidade do Brasil. Uma festa para toda a família que deve ser aproveitada com responsabilidade para a folia não acabar antes da hora. Ou para os mais tranquilos, um ótimo feriado para ficar ao lado dos familiares e dos amigos descansando.

Nós somos o País do Carnaval, somos mestres em divertir e encantar a todos com nossas fantasias, músicas e ritmos contagiantes como samba, frevo, maracatu e axé. O mundo todo volta seus olhos para os desfiles de nossas escolas, blocos e trios-elétricos.

É por isso que é dever de todos nós brasileiros fazermos um Carnaval responsável, que seja bonito, encantador, produtivo e ambientalmente sustentável.

Enquanto muitos se fantasiam para deixar um pouco de lado as responsabilidades cotidianas, outros aproveitam para faturar com a enorme movimentação dos foliões. Somente no pré-Carnaval paulistano, no último fim de semana, foram recolhidas nada menos do que 9 toneladas de materiais recicláveis.

É um volume significativo que gera renda e cuida do nosso planeta. É por isso que é preciso responsabilidade no Carnaval, para que a festa seja também momento de oportunidade para quem não caiu na folia. Jogue sua lata no lixo, não no chão, para garantir que ela será reciclada por quem vê nessa festa tão bonita a oportunidade de faturar dinheiro para sustentar sua família.

Em meio aos vendedores ambulantes devidamente cadastrados e suas opções de bebida, não se esqueça de que tudo que é demais sobra. Beba com moderação para se divertir, e não para estragar a festa dos outros. Use os banheiros químicos (somente na capital paulista são 23 mil) e não protagonize cenas indignas de um momento tão colorido e festivo - o que pode lhe render inclusive multa.

Nós da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, orientados pelo governador Geraldo Alckmin, nos preocupamos sempre com a população. Por isso nossa Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) elaborou uma campanha sobre alimentação saudável no Carnaval.

Para ir atrás da verde-e-rosa ou do trio-elétrico é preciso energia e fôlego - o que você consegue seguindo as orientações de nossas nutricionistas nas redes sociais "Saudável e Barato" e "Alimentação Saudável". Com o slogan "Carnaval com segurança alimentar", estamos oferecendo conteúdos voltados à atenção na ingestão de comidas fora de casa, assim como instruções na higienização de frutas, verduras, legumes e no preparo adequado de lanches.

A Codeagro orienta ainda sobre os melhores alimentos para consumo nos blocos e nas praias. Acreditamos que a alimentação saudável pode ocorrer em qualquer momento do cotidiano - inclusive em festividades como o Carnaval. A alimentação saudável deve fazer parte de nossa vida diária e é perfeitamente possível incluir alimentos que podem auxiliar em momentos de alegria e diversão.

Para a euforia dos foliões, temos uma surpresa saudável: será publicado o Suco Energético, bebida preparada especialmente para esses dias de festa. As publicações serão feitas por meio de artigos e vídeos explicativos. As enquetes de receitas da semana permanecem no calendário com o resultado divulgado às sextas-feiras.

As refeições acompanham o tema carnavalesco e trazem sugestões de pratos, saladas e sobremesas que podem ser ingeridas durante o mês. Os alimentos da semana também continuam no cronograma e apresentam detalhes pouco conhecidos pela população.

Dicas que também podem ser seguidas por quem prefere dias mais calmos, longe dos tamborins e mais perto da família e dos amigos. Aqueles que aproveitam os dias de feriado para visitar parentes em outras cidades ou Estados, para quem vai à praia com as crianças e para os mais religiosos que passam os dias de folia em retiros de calmaria.

Responsabilidade para curtir bem o Carnaval, fazer da nossa festa mais conhecida um momento de brincadeira saudável, alimentação de qualidade e cuidados que garantam a animação. Brinque o Carnaval com responsabilidade, respeito e alegria.

Boa festa!
Arnaldo Jardim
Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e deputado federal PPS/SP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024