União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Fórum de Articulistas

Nosso foco é a InovAÇÃO!
Publicado em 02/10/2018 às 08h14
Há muito venho falando o quanto precisamos investir em novas tecnologias para esta "cana nova" que temos que conviver desde o início acelerado do processo de mecanização, que acabou acarretando numa perda de produtividade considerável, não só agrícola mas também industrial, resultando no agravamento de parte dos problemas que enfrentamos hoje no setor bioenergético.

É consenso dentre os especialistas que hoje temos ambientes de produção e variedades de cana-de-açúcar que não combinam. Muitas vezes, o que vemos são tecnologias desenvolvidas para ambientes específicos e que acabaram sendo multiplicadas para outras fronteiras agrícolas, derrubando, assim, a produtividade de algumas usinas que antes beirava a casa dos três dígitos e que hoje amarga algo em torno de 70 toneladas por hectare (quando chegam).

Essa perda de 30% de produtividade, aliada aos mandos e desmandos governamentais, como o congelamento de preços da gasolina por quase uma década, acabou por acarretar num prejuízo irreparável para 1/3 de nossas usinas e ainda deixou outro 1/3 em severas condições financeiras.
A pergunta que nos faz refletir é: será que não temos tecnologias desenvolvidas para superar esta perda de competitividade, ou esta tecnologia está, de alguma forma, engavetada em algum projeto exitoso pouco difundido?

Pensando nisso a UDOP - União dos Produtores de Bioenergia resolveu diversificar sua grade regular de eventos e realizará, nos dias 7 e 8 de novembro, em Araçatuba, São Paulo, o Seminário UDOP de Inovação, evento que tem como objetivo trazer ao domínio público, das usinas e fornecedores de cana, inovações que possam acelerar nosso retorno aos trilhos do crescimento.

A ideia é justamente a de se tornar público trabalhos desenvolvidos pelos principais centros de pesquisas, universidades, agências de fomento e empresas estudos práticos das próprias usinas, que implementam, em seu dia a dia, alta tecnologia, aliada a inovações, para a obtenção de ganhos de produtividade, tanto no campo como na indústria, com ganhos de competitividade de crucial importância para nossa sobrevivência.

São dezenas de pesquisas inovadoras, nas mais diversas áreas que atendem nosso segmento, que hoje, muitas vezes, não são aplicadas justamente por falta de divulgação e aplicabilidade de seus resultados.

Com debates, mesas redondas, palestras e ampla discussão, profissionais de diferentes níveis de atuação, desde diretores até os operacionais, poderão absorver no Seminário UDOP de Inovação, o que há de mais moderno em termos de tecnologia para nosso segmento, com alta aplicabilidade no cotidiano das agroindústrias.

Pensamos num evento com cinco painéis divididos em nove salas temáticas, nas diversas áreas do setor, com foco exclusivo em inovações já testadas e aprovadas, com estudos conclusivos que comprovem sua eficácia e alta aplicação.

O Seminário é fruto de inúmeras parcerias que a UDOP vem firmando desde 2017 com universidades e institutos de pesquisa, tais como a Embrapa, a Esalq/USP a Unesp de Jaboticabal, além da parceria com a Fapesp - Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado de São Paulo, que estaremos firmando durante nosso evento, tudo pensado, para aproximar nosso setor dos cientistas ávidos no desenvolvimento de inovações e em sua adoção imediata.

Com isto, a UDOP cumpre, uma vez mais, seu papel, de prover o setor da bioenergia de soluções inovadoras para o ganho de produtividade e aumento de competitividade, além de manter acesa a chama de qualificar mão de obra para nosso segmento, gene essencial em nosso DNA que já propiciou a capacitação, desde nossa fundação, de mais de 120 mil profissionais para nosso segmento.

Não perca esta oportunidade e junte-se a nós na ampla propagação das inovações que norteiam nossa cadeia de negócios! Participe ativamente de nosso Seminário UDOP de Inovação! Faça sua inscrição! Lembrando sempre que nossas associadas têm 20 inscrições gratuitas cada.
Antonio Cesar Salibe
Presidente Executivo da UDOP
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Últimos Artigos
Foto Articulista
PLÍNIO NASTARI
Brazil moves ahead in sustainable mobility
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
ARNALDO JARDIM
Paten acelera a transição energética, por Arnaldo Jardim
Publicado em 03/04/2024
Foto Articulista
MARTINHO SEIITI ONO
Biocombustíveis no plano de voo, por Martinho Ono
Publicado em 28/03/2024
Foto Articulista
ANTONIO CESAR SALIBE
Etanol: sobreviver para avançar! - por Antonio Cesar Salibe
Publicado em 27/03/2024