União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Usina Coruripe é reconhecida como a empresa mais sustentável do agronegócio no país
Publicado em 23/11/2018 às 17h31
A sustentabilidade é um dos legados que a Usina Coruripe, uma das 10 maiores do Brasil, quer deixar para as futuras gerações. Nesse sentido, a empresa desenvolve uma série de ações sustentáveis e de preservação ao meio ambiente. Em função desse trabalho, a Coruripe foi destaque em uma importante premiação nacional e eleita a mais sustentável do país no segmento de agronegócio. O prêmio foi entregue, durante cerimônia realizada ontem (22), em São Paulo, ao diretor de Administração e RH, Fábio Moniz, e ao gerente de Sustentabilidade da Usina Coruripe, Bertholdino Junior.

O ranking faz parte do Guia Exame de Sustentabilidade 2018, reconhecida publicação nacional sobre práticas empresariais nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social. O guia mostra 77 empresas-modelo em 19 setores da economia, com destaque especial para as companhias com pontuação acima da média no questionário elaborado pela equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

"Figurar entre as empresas mais sustentáveis do Brasil, e destaque em nosso segmento, é motivo de orgulho para todos nós. Isso confirma o empenho em auxiliar na preservação do meio ambiente a partir de iniciativas que são fundamentais para a conquista de um mundo melhor. Temos o compromisso com a sustentabilidade e esse valor sempre esteve, e estará presente, em nossa atuação no país", declara Moniz.



Iniciativas em prol do meio ambiente

No ano passado, a Usina Coruripe investiu cerca de R$ 1 milhão em projetos socioambientais. A empresa mantém iniciativas de coleta seletiva e de conscientização sobre o desperdício, horta comunitária, apicultura e educação ambiental. Desde 2005, a empresa apoia integralmente o Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (Idese), que contribui com o progresso da comunidade e preservação da natureza, por meio de ações socioambientais e esportivas.

A Coruripe produziu, em 2016, quase 60 mil mudas, que foram utilizadas para reflorestamento e recomposição de floresta e na recuperação de nascentes do rio Coruripe. A empresa também desenvolve diversos projetos de responsabilidade ambiental, com a preservação de mais de 17 mil hectares protegidos de floresta em Alagoas e Minas Gerais, bem como a manutenção de suas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Nessas áreas, há trabalhos de preservação da fauna e da flora, parceria com pesquisadores em educação ambiental.

Além disso, a empresa mantém iniciativas para o controle de resíduos, água e energia em sua cadeia produtiva, além da criação de um comitê de sustentabilidade, que trabalha alinhado a grupos técnicos de trabalho dos quais participam colaboradores das áreas agrícola, industrial e administrativa da empresa.

Essas ações de preservação da natureza em toda a cadeia produtiva são princípios fundamentados na Política de Sustentabilidade da companhia. Ela contém as diretrizes que orientam os colaboradores a agirem com respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, a melhoria contínua, priorizando o uso consciente dos recursos naturais em todo o processo produtivo.


Sobre a Usina Coruripe


A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroalcooleiro no Norte/Nordeste e uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais e uma em Alagoas, possui capacidade de moagem de 14,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz açúcar VHP, açúcar cristal e etanol e exporta energia elétrica.
Fonte: Comunicação Coruripe
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas