União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Usina Coruripe desenvolve iniciativa pioneira de reintrodução de pássaros em extinção em Minas Gerais
Publicado em 06/12/2018 às 15h52
Depois de percorridos os processos de triagem, sexagem e aclimatação, foram reintroduzidos na natureza oito pássaros da espécie bicudo na Reserva Particular de Patrimônio Natural Porto Cajueiro. A área de preservação, sob responsabilidade da Usina Coruripe, localiza-se na cidade de Januária, na região Norte de Minas Gerais, e possui 9 mil hectares.

Por causa de seu canto singular, o bicudo (Sporophila maximiliani) é um dos pássaros em cativeiro mais populares no Brasil, tornando-se uma espécie muito valiosa no mercado de animais silvestres. Décadas de caça ilegal, no entanto, colocaram-no na relação de animais provavelmente extintos em Minas Gerais. Registra-se que, desde a década de 1970, a espécie não ocorre no Estado.

Para reverter esse cenário, a Usina Coruripe tem investido em uma iniciativa pioneira de reintrodução dessa espécie de pássaros em Minas Gerais, denominada Projeto Bicudo. No mês passado, depois de anos de estudo, o programa reintroduziu quatro casais de bicudo na região.

Entre os responsáveis pelo processo está o gerente de sustentabilidade da Usina Coruripe, Bertholdino Apolonio Teixeira Junior. Ele afirma que a empresa tem como um dos seus legados o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. "O projeto nasceu do objetivo de cuidar da biodiversidade da RPPN e resgatar animais que estavam quase em extinção. O bicudo possui um canto muito bonito e é fundamental que essa espécie se mantenha na natureza. Também estamos fazendo uma reeducação ambiental na comunidade da região para auxiliar a preservá-lo", declara.

A ação é promovida em parceria com universidades (Uema, USP, UFSCAR) e ONGs (Instituto Ariramba de Conservação da Natureza, Idese, Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro - Angá) e conta com o financiamento do Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF), além de receber investimentos da própria Usina Coruripe.

Depois da soltura, o projeto seguirá as fases de monitoramento e de educação ambiental com as comunidades da região. Em médio prazo, espera-se que se restabeleça uma população de bicudos no norte de Minas Gerais, em uma área com ambientes naturais íntegros e com um sistema eficaz de vigilância. Além disso, estão entre os objetivos favorecer a reprodução dos indivíduos reintroduzidos e o impulsionamento de iniciativas de reintrodução do bicudo e de outras espécies ameaçadas em outras localidades do país.

O Projeto Bicudo é uma das principais iniciativas de preservação do meio ambiente encabeçadas atualmente pela Usina Coruripe. A organização foi reconhecida recentemente, entre 19 setores analisados pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2018, como a empresa mais sustentável no segmento do agronegócio.


Sobre a Usina Coruripe


A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroalcooleiro no Norte/Nordeste e uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais e uma em Alagoas, possui capacidade de moagem de 14,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz açúcar VHP, açúcar cristal e etanol e exporta energia elétrica.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Coruripe
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas