União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Alcoolvale faz rotação de cultivo com soja pela primeira vez
Publicado em 22/04/2019 às 10h11
Ação foi realizada em parceria com produtores rurais e visa uma série de benefícios, como a recuperação do solo


Pela primeira vez em sua história, a Alcoolvale plantou soja no sistema de rotação de cultivo. A ação foi realizada neste ano em parceria com o produtor rural Floriano Tiago Virginski, em uma área de 106,76 hectares. Do plantio à colheita, o processo dura de 105 a 110 dias, que coincide com o período da entressafra da cana. Para lavrar a terra, foi utilizada apenas uma plantadeira, com nove linhas de semeadura. Os discos de corte abrem passagem no solo para o adubo, 14 sementes são colocadas a cada metro linear, e, para finalizar, a própria máquina cobre o sulco em que a soja acabou de ser plantada.


Amendoim

E, pelo segundo ano consecutivo, a empresa está plantando amendoim logo após a safra da cana. A cultura ocupa 900 hectares da empresa Nani Agroindustrial Ltda. No caso do amendoim, do plantio à colheita serão quatro meses de lavoura. A rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo. Isso é feito trocando o cultivo ao final da safra de cana, e, com a alternância de espécies - como neste ano, com a soja e o amendoim -, as necessidades de adubação são diferentes a cada ciclo, que acaba levando maior número de nutrientes à terra.


Benefícios

Além do propósito comercial com a rotação, a intenção é recuperar o solo, aumentando sua atividade biológica e capacidade de absorção de água, diminuindo o risco de erosão e perda de nutrientes com as enxurradas. São vários os benefícios, como controle de doenças, controle de pragas, controle de plantas daninhas, maior proteção do solo, reciclagem de nutrientes e aumento de produtividade.


Alcoolvale realiza 1ª rotação de cultivo com milho

Nova cultura vem depois da implementação do amendoim, em 2017, e da soja, no ano passado

A Alcoolvale começou o ano realizando pela primeira vez a rotação de cultivo com o milho. Do plantio à colheita, o processo dura de 90 a 110 dias, que coincide com o período da entressafra da cana. O milho é a terceira cultura utilizada pela empresa no sistema de rotação, sendo a primeira de amendoim, em 2017, e a soja, no ano passado.

Esse processo é importante para manter o solo em equilíbrio, a empresa ganha recuperando as áreas, aumentando sua atividade biológica, melhorando a capacidade de absorção de água, diminuiu o risco de erosão e a perda de nutrientes do solo. Sendo assim, quando começar o plantio da cana-de-açúcar, a terra estará preparada com tudo que é necessário para uma boa safra.
Fonte: Comunicação Alcoolvale
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
DIVERSAS
Alcoolvale participa de evento de doação de sangue
Publicado em 08/03/2024
DIVERSAS
Colaboradores são capacitados na NR-13
Publicado em 04/03/2024
DIVERSAS
Posto de abastecimento começa a ser revitalizado
Publicado em 27/02/2024
Mais Lidas