União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Indústria de energia renovável empregou 11 milhões de pessoas
Publicado em 14/06/2019 às 12h07
O número de trabalhadores empregados pela indústria de energia renovável continua crescendo. Em 2018, pelo menos 11 milhões de pessoas em todo o mundo mantinham empregos em todo o setor de energias renováveis, desde a fabricação e comercialização até a instalação.

De acordo com o sexto relatório anual de empregos da Agência Internacional de Energia Renovável, a maioria desses empregos está concentrada na China, na União Européia, no Brasil e nos Estados Unidos.

Os números mostram um aumento constante ao longo dos anos. Em 2017, havia 10,3 milhões de empregos. Isso foi de 9,8 milhões em 2016 e 8,1 milhões em 2015.

Esse crescimento ocorre ao mesmo tempo em que os países estão estabelecendo recordes de geração de energia limpa.

O Reino Unido passou recentemente pelo menos 10 dias sem gerar energia a carvão, enquanto no mês passado a geração de energia renovável dos EUA ultrapassou a geração de carvão pela primeira vez na história.

Nos Estados Unidos, o número de pessoas que trabalham em energias renováveis %B%Bestá abaixo da quantidade empregada pela indústria de combustíveis fósseis. No ano passado, houve um ligeiro aumento nesses empregos, com pouco mais de 1,1 milhão de pessoas empregadas em combustíveis de petróleo, gás natural, carvão e biomassa em todo o país.

De acordo com o relatório da IRENA, a energia solar continua a ser o principal empregador no setor de energias renováveis, fornecendo 3,6 milhões de empregos no ano passado, representando um terço do fluxo de trabalho da indústria inteira.

Isso se deve em parte à expansão na Índia e no Sudeste Asiático, bem como no Brasil. A China, no entanto, continua a ser o principal empregador solar, representando 61% de todos os empregos em 2018.

Enquanto isso, 2,1 milhões de pessoas trabalhavam na indústria de biocombustíveis, outros 2,1 milhões de empregos eram em energia hidrelétrica e a energia eólica empregava 1,2 milhão de pessoas.

Um terço de todos os empregos renováveis %B%Bem todo o mundo, afirma o relatório, são ocupados por mulheres. Isso é comparado a uma média de 22% na indústria de petróleo e gás. No entanto, relatórios anteriores mostraram que, pelo menos na indústria solar nos Estados Unidos, a maioria dos empregos ainda é de homens brancos.

O presidente Donald Trump disse repetidamente que combater as mudanças climáticas significa perder empregos. Mas como este relatório mostra, na verdade o oposto é verdadeiro.

As conclusões do último relatório da IRENA apóiam um estudo divulgado em dezembro passado pela International Labour Review, que concluiu que a aceleração da transição para energia limpa poderia adicionar 24 milhões de empregos em todo o mundo até 2030.

Em comunicado à imprensa na quinta-feira, Francesco La Camera, diretor-geral da Irena, disse que os países estão investindo em renováveis %B%Bnão apenas por causa das preocupações climáticas, mas também porque faz sentido econômico.

"Além dos objetivos climáticos", disse ele, "os governos estão priorizando as energias renováveis %B%Bcomo um motor do crescimento econômico de baixo carbono, reconhecendo as inúmeras oportunidades de emprego criadas pela transição para as energias renováveis".
Thailane Melo
Fonte: O Petróleo
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas