União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

USDA informa cancelamento de compra de 136 mil t de soja da China nos EUA
Publicado em 14/06/2019 às 14h05
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou o cancelamento de compras de soja da China de 136 mil toneladas nos EUA da safra 2018/19. No mesmo informe, a instituição informou ainda uma nova compra da nação asiática de 130 mil toneladas da safra velha e outra, do mesmo volume, feita por destinos não revelados.

O movimento confirma que, de fato, os chineses têm buscado adiar os embarques de soja americana, como o Notícias Agrícolas informou há pouco.

A China pediu aos Estados Unidos que adiem carregamentos de soja de julho para agosto. os embarques estavam programados para o próximo mês, porém, compradores chineses alegam que sua capacidade de armazenamento estaria limitada, segundo informa a agência de notícias Bloomberg. Fontes ligadas ao caso disseram ainda que se trata de um volume de aproximadamente 2 milhões de toneladas.

"Não se trata de um washout ainda. Mas é estranho esse pedido, de repente querendo que todos os embarques de julho sejam postergados em um mês", disse a fonte.

Segundo explicou o consultor em agronegócios Ênio Fernandes, da Terra Agronegócios, "eu acredito que esta é mais uma estratégia de mercado dos chineses. Eles estão originando no Brasil, e originando muito bem", diz.

Diante disso, os prêmios seguem se fortalecendo no Brasil e, ainda como explica Fernandes, essa é uma tendência que deve continuar. Somente nos primeiros 13 dias de junho, a valorização chega a superar os 6% em algumas posições de entrega no porto de Paranaguá.

"Os compradores seguem muito ativos, mas tem evitado ao máximo entregar as altas agora. Ainda não chegamos no segundo semestre e será no segundo semestre que sentiremos a escassez de produto", acredita o executivo. Afinal, 2019 já registra um acumulado de embarques de soja acima do mesmo período do ano passado, quando o Brasil exportou o recorde de 84 milhões de toneladas de soja.
Fonte: Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas