União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Inflação no 1º semestre foi mais alta para pessoas com renda muito baixa, diz Ipea
Publicado em 12/07/2019 às 10h11
A faixa da população que tem renda muito baixa sentiu mais a inflação no primeiro semestre do ano. É o que aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o levantamento, de janeiro a junho, a alta de preços dos produtos mais consumidos pelas pessoas dessa faixa de renda foi de 2,38% - acima dos 2,23% da inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A pesquisa considera faixa de renda muito baixa pessoas com renda domiciliar menor que R$ 1.615,64 por mês.

Considerando apenas o resultado do mês de junho e sua variação mensal, as pessoas com renda muito baixa tiveram variação de preços negativa, com deflação de 0,03%. Isso é resultado da queda do preço de alimentos, que pesam mais no orçamento de famílias com ganhos menores.

Na outra ponta, pessoas com renda alta (ganho domiciliar mensal maior que R$ 16.156,35) sentiram aumento de preços de 0,03%. O leve avanço foi puxado por preços como itens de higiene pessoal e planos de saúde.

Queda no preço dos alimentos ajudou a aliviar o orçamento de famílias mais pobres em junho, diz Ipea ? Foto: Celso Tavares/G1 Queda no preço dos alimentos ajudou a aliviar o orçamento de famílias mais pobres em junho, diz Ipea ? Foto: Celso Tavares/G1
Queda no preço dos alimentos ajudou a aliviar o orçamento de famílias mais pobres em junho, diz Ipea ? Foto: Celso Tavares/G1


"Embora a diferença entre as classes esteja reduzindo ao longo dos últimos meses, no acumulado do ano, a inflação da faixa de menor poder aquisitivo ainda se mantém acima da registrada no segmento de renda mais elevada", destaca o Ipea em relatório.

No resultado acumulado em 12 meses, a pesquisa aponta que a inflação também foi mais alta para pessoas com renda muito baixa, de 3,42% - acima do IPCA de 3,37%.

Já se for retirada da comparação a inflação de junho de 2018, que foi marcada pela greve dos caminhoneiros e afetou principalmente os mais pobres, nota-se que tanto a faixa de renda mais baixa quanto a mais alta registram variações similares, próximas a 3,4%.
Fonte: g1
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024