União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Mês de ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência na SVAA
Publicado em 07/10/2019 às 15h50
Foto Notícia
A Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA) já há algum tempo vem trabalhando forte nas questões de diversidade e inclusão, especialmente no que se refere a inclusão de pessoas com deficiência - PcDs. E para apoiar essa causa, há cerca de um ano foi implantada na empresa uma rede de funcionários com o objetivo de quebrar os estereótipos e paradigmas das PcDs no ambiente de trabalho, a DEN -- Desability Employee Network. Os integrantes da DEN se reúnem periodicamente para levantar questões e propor ações que ampliem a inclusão das PcDs tanto no ambiente interno da empresa quanto na comunidade.

Para a DEN, o mês de setembro foi marcado por várias iniciativas em razão do Dia Nacional de Luta das PcDs que é comemorado no dia 21. Sessão pipoca, comunicados internos, treinamento, dinâmica de sensibilização e debates foram realizados para chamar a atenção das pessoas sobre o capacitismo, ou seja, o preconceito contra as pessoas com deficiência.

Outra ação importante realizada recentemente foi o curso básico de libras ministrado para funcionários da empresa. O objetivo é a promoção da inclusão melhorando a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes. Participaram do curso 31 colaboradores ouvintes e 3 surdos que, na oportunidade, interagiram e aperfeiçoaram a língua dos sinais.

"Trazer esse curso de libras para dentro da empresa é parte dos esforços da SVAA em busca de promover a inclusão de pessoas com deficiência dentro do ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. Conseguir avançar nesse projeto e perceber o envolvimento de tantas pessoas é muito gratificante porque vimos o quanto elas estão empenhadas em contribuir para a evolução da inclusão. E o mais importante: ao longo dos quatro dias de curso, ficou notória a satisfação dos funcionários com deficiência auditiva. Ver a transformação deles e a empolgação em poder se comunicar com os ouvintes, me fez enxergar e viver a inclusão na prática", comenta Lara Franco, líder da DEN na SVAA e uma das idealizadoras do projeto.

Para os professores que ministraram as aulas, essa iniciativa é um grande passo para que a inclusão seja efetiva e atenda suas reais necessidades de socialização. "Já há algum tempo fala-se em inclusão, mas no meio corporativo esse tema ainda é novo quando pensamos em ações concretas para realizar de forma real essa inclusão. Sendo assim, a SVAA nos orgulha com esse gesto porque percebemos que não é somente teoria, a empresa está procurando realizar de verdade sua proposta de inclusão", destaca o instrutor de libras, Nilson Roberto.

E os esforços da SVAA no que se refere à inclusão de PcDs não param por aqui, já que também no mês de setembro teve início o curso promovido pela empresa para a formação profissional em Assistente Administrativo com foco em PcDs. O curso que tem como objetivo a preparação de PcDs para a inserção no mercado de trabalho tem carga horária de 160 horas e conta com 13 alunos matriculados, oferecendo um método de ensino acessível a todas as necessidades dos participantes.

"Esses são apenas os primeiros passos da nossa longa caminhada rumo a uma cultura verdadeiramente inclusiva, e por isso a DEN tem um papel muito importante na SVAA, pois divulgar e lutar pelas causas das PcDs é um trabalho contínuo. E nós realmente acreditamos que a deficiência é apenas uma característica em um universo de possibilidades e potenciais", conclui Delcimar Arantes, um dos responsáveis pela DEN.
Fonte: Assessoria de Imprensa Usina Santa Vitória
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
DIVERSAS
Jalles apoia a formação de jovens
Publicado em 20/12/2023
DIVERSAS
Jalles encerra safra 2023/24
Publicado em 29/11/2023
DIVERSAS
Jalles realiza a Caminhada da Saúde 2023
Publicado em 24/11/2023
Mais Lidas