União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Soja em Chicago tem mais uma dia de queda com desencontro de informações e incertezas sobre oferta e demanda do grão
Publicado em 17/10/2019 às 08h07
Ameaças de cancelamento de compras, Trump com imposições políticas em negociações com a China e falta de novidades sobre fase 1 do acordo dão tom negativo ao mercado da soja em Chicago

Nesta quarta-feira (16), o mercado da soja encerra com novas quedas, com cerca de 5 a 6 pontos negativos nos principais contratos. Para Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais, apesar do resultado, os últimos resultados da commodity são os melhores em mais de 1 ano. Três pontos continuam dando o tom do humor do mercado: o clima nos EUA, a guerra comercial e a oferta x demanda pela oleaginosa.

Para o clima nos EUA, foram registradas nevascas em algumas regiões produtoras, mas que são consideradas normais para esta época do ano. No entanto, como as lavouras estão atrasadas, há risco de haver problemas ao final da colheita, o que por sua vez pode diminuir a produção final.

No âmbito da guerra comercial entre EUA e China, apesar da recente reaproximação entre os dois países, novas declarações do presidente americano sobre Hong Kong tem gerado incômodo nos líderes chineses. A evolução da Peste Suína Africana na China tembém tem afetado o país, que reduziu em 41% o rebanho de suínos.

Dessa forma, de um lado há uma oferta que pode ser reduzida por problemas climáticos, do outro lado a demanda também deve ser reduzida. Em um âmbito geral, Camilo Motter acredita que esses fatores devam fortalecer os preços em Chicago.

No mercado interno brasileiro, a safra nova sofre com atraso de plantio e negociações lentas, com produtores recuados. Para a safra velha, as indústrias podem ser uma boa alternativa para quem ainda segurou parte da safra. Eventualmente, a necessidade fará com que as indústrias paguem mais que os preços praticados internacionalmente.
16/10/19
Aleksander Horta e Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas