União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

China corta taxa primária de empréstimo para ajudar economia em meio a surto de coronavírus
Publicado em 20/02/2020 às 08h26
A China cortou a taxa de empréstimo referencial nesta quinta-feira, como esperado, conforme as autoridades agem para reduzir os custos financeiros para empresas e sustentar a economia afetada pelo surto de coronavírus.

A taxa primária de empréstimo de um ano (LPR) CNYLPR1Y=CFXS, nova medida de empréstimo referencial introduzida em agosto, foi reduzida em 10 pontos básicos, de 4,15% na fixação do mês anterior para 4,05%.

A LPR de cinco anos CNYLPR5Y=CFXS foi cortada em 5 pontos, de 4,80% para 4,75%.

Todos os 51 entrevistados em pesquisa da Reuters esperavam uma redução na LPR, com 38 deles, ou cerca de 75%, apostando em corte de 10 pontos para ambos.

O corte da LPR seguiu-se a uma medida similar na taxa de empréstimo de médio prazo do banco central na segunda-feira. Investidores apostam que as autoridades vão adotar mais afrouxamento monetário e medidas de estímulo fiscal no curto prazo para ajudar empresas menores com dificuldades para enfrentar a crise.

Mayank Mishra, macroestrategista do Standard Chartered Bank, disse que o corte da LPR pode não ser suficiente para superar o impacto econômico do vírus.

"As autoridades chinesas estão enviando uma mensagem de que o afrouxamento irá acontecer, mas acontecerá a um ritmo calculado. Eles não querem alimentar expectativas de que irão afrouxar agressivamente", disse Mishra.

"Esperamos mais afrouxamento monetário na forma de 100 pontos básicos na taxa de compulsório e 10 pontos no instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF) além do que já vimos."
Winni Zhou e Stanley White
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024