União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Soja segue caminhando com estabilidade em Chicago mesmo diante dos números do USDA
Publicado em 20/02/2020 às 14h10
O mercado internacional da soja segue operando com estabilidade na sessão desta quinta-feira (20), mesmo depois dos números vindos do Agricultural Outlook Forum, do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que começou hoje. A instituição estimou um aumento de quase 12% na área de soja a ser plantada da safra 2020/21 nos EUA.

A estimativa veio em 34,4 milhões de hectares, contra 30,80 milhões da safra 2019/20 e dentro das expectativas do mercado de 33,59 a 35,40 milhões. O aumento para a oleaginosa é expressivo - de 11,69% - reflete uma retomada dos produtores depois da severidade do clima na safra 2019/20, que deixou muitas áreas sem plantar no Corn Belt, como aconteceu também com o milho.

Ainda segundo explicam analistas e consultores, o aumento também é esperado diante de uma melhora nas relações comerciais entre China e Estados Unidos. Com a chegada e vigência da fase um do acordo comercial entre os dois países, as expectativas são de que a demanda da nação asiática pela nação asiática no mercado norte-americano volte a crescer.

Os números chegam em um momento importante, porém, quando aexpectativa principal do mercado continua sendo a demanda da China pela soja norte-americana. "A expectativa dos altistas é que, a qualquer momento, o USDA anuncie compras de soja americana pela China", diz Steve Cachia, consultor da AgroCulte e da Cerealpar.

Assim, por volta de 13h15 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa cediam entre 1,25 e 2,75 pontos nos principais contratos, com o março valendo US$ 8,96 e o maio, US$ 9,03 por bushel.

Paralelamente, o coronavírus, a colheita no Brasil e mais fatores geopolíticos mundo a fora também seguem no foco do mercado. "E a maior preocupação do mercado volta a ser uma possível recessão global e a influência sobre a demanda", completa o consultor.
Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024