União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Incerteza vai exacerbar o impacto econômico do vírus, segundo documento do Fed
Publicado em 30/03/2020 às 16h52
O aumento da incerteza que tem acompanhado a disseminação do coronavírus e os esforços para contê-lo provavelmente contribuirão para um aumento do desemprego nos Estados Unidos e um declínio na inflação, disseram pesquisadoras do Federal Reserve de São Francisco nesta segunda-feira.

Além de causar doenças e morte, o vírus tem pesado bastante sobre a economia, à medida que as atividades comerciais são reduzidas e as pessoas praticam distanciamento social. Os efeitos econômicos têm sido exacerbados pela incerteza sobre a trajetória do vírus e por quanto tempo a economia ficará fechada.

Historicamente, "períodos de maior incerteza são seguidos por aumentos persistentes na taxa de desemprego e declínios prolongados na inflação, apesar da queda nas taxas de juros", afirmaram Sylvain Leduc, chefe de pesquisa do Fed de São Francisco, e o economista Zheng Liu, no último relatório econômico do banco regional.

"Ao aumentar a incerteza, o coronavírus afeta a economia de maneira semelhante ao declínio na demanda agregada".

O Índice de Volatilidade Cboe , um indicador do medo e da incerteza nos mercados financeiros, atingiu um recorde de alta no início deste mês e ainda está bem acima dos níveis normais.

Só essa elevada incerteza - devido, em parte, à falta de clareza de quanto tempo e quão bem o vírus será contido - poderia adicionar 1 ponto percentual à taxa de desemprego ao longo dos próximos 12 meses e subtrair até 2 pontos percentuais da inflação nos próximos seis meses, estimaram os pesquisadores.

O Fed tinha se esforçado para alcançar sua meta de inflação, de 2%, mesmo quando o desemprego estava próximo da mínima em 50 anos, persistentemente aquém de sua meta.

A decisão do Fed neste mês de reduzir a taxa de juros para quase zero deve auxiliar a amortecer o impacto da incerteza na atividade econômica. No entanto, espera-se que o vírus tenha um impacto profundo e prolongado na atividade econômica, disseram os pesquisadores.
Ann Saphir
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas