União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Biosev intensifica medidas para os funcionários e faz doação de álcool 70%
Publicado em 03/04/2020 às 08h35
Diante da rápida expansão do novo coronavírus, a Biosev, como uma das líderes do setor sucroenergético, tem mantido suas operações para garantir a entrega de etanol, energia e açúcar, recursos essenciais e indispensáveis à população. Em meio a um cenário desafiador para todos, a companhia trabalha na transformação de etanol em álcool 70% para doação ao Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao vírus. A inciativa solidária está sendo organizada pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e suas associadas, e até o momento já entregou 1 milhão de litros de álcool ao SUS.

A Biosev mantém todos os esforços centralizados na saúde e na segurança dos seus mais de 10 mil colaboradores e tem adotado regras de conduta seguindo as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e do governo. Até esta terça (31/3), a companhia não apresenta nenhum caso positivo para COVID-19 em todas as suas unidades. A equipe de saúde da organização continua monitoramento todos os casos suspeitos e ou com sintomas gripais.

Para Juan Blanchard, presidente da Biosev, a prioridade é garantir que todos os profissionais estejam protegidos e tenham a saúde preservada. "Sabemos que é um momento complexo, único e com muitas incertezas, mas estamos tomando todas as medidas necessárias para preservar as pessoas", explica.

"Estamos começando uma nova safra e todos os empregos dos nossos funcionários estão mantidos. Estamos intensificando a comunicação para tranquilizar nossos colaboradores, seus familiares e a comunidade do entorno das nossas operações. Estamos juntos no combate ao vírus e na manutenção da nossa economia", reforça.

Para manter um ambiente de trabalho em conformidade, várias medidas foram colocadas em prática: formação de comitê corporativo e subcomitês locais, com objeto de padronizar e agilizar as ações de prevenção e de contingência; lançamento de campanha interna de comunicação para informar e orientar os colaboradores.

Foi estabelecido um canal interno exclusivo, que mantem disponível e constante, a comunicação entre empresa e colaborador para tirar dúvidas, enviar atestados e outras ações. Também foi implementado nas oito unidades o Minuto Saúde, que por meio do sistema de rádio comunicação orienta sobre cuidados pessoais e práticas a serem adotada no convívio diário.

A área de Segurança Saúde e Meio Ambiente -- SSMA -- da Biosev mapeou todas as funções consideradas críticas e definiu procedimentos de segurança específicos. Para o serviço de saúde ocupacional, por exemplo, foram estabelecidos protocolos que reforçam a segurança dos colaboradores, bem como deslocamentos de casos suspeitos (casos suspeitos ou que apresentem sintomas gripais ou febre, são afastados do trabalho, e passam a ser monitorados diariamente). Desde o início, está garantida a proteção integral desses profissionais de saúde por meio de máscaras, luvas e distanciamento seguro.

Em complemento a todas estas ações, foi antecipada para abril a campanha de vacinação interna para H1N1 (influenza) e intensificada a limpeza e desinfecção diária das áreas comuns como banheiros, vestiários, refeitórios, escritórios, oficinas e outros. Todos os dias, mais de 1.000 equipamentos e implementos (colhedoras, tratores, caminhões, áreas de vivência, ônibus, etc) também passam pelo processo de desinfecção.

Como forma de prevenção e respeito aos colaboradores, foram afastados do trabalho todos os funcionários em grupo de risco: 60 anos ou mais; diabéticos; hipertensos, entre outros, totalizando aproximadamente 1.000 colaboradores, demonstrando o comprometimento da empresa em resguardar os grupos mais sensíveis ao vírus. Com isso, foram alterados os turnos de trabalho, para recompor o efetivo dispensado e também reduzir a circulação de pessoas durante as 24 horas.

As medidas de distanciamento social incluem os refeitórios, que foram adaptados para o limite de 50% da capacidade, com espaçamento do horário das refeições e modificação na forma de servir os alimentos, tornando mais seguro para a saúde. O sistema de transporte de colaboradores foi revisado, ampliando o número de veículos disponíveis, para também poder operar com o limite máximo de 50% da capacidade.

Foram suspensas todas as reuniões presenciais, eventos corporativos e treinamentos presenciais coletivos. Estão canceladas todas as viagens aéreas e deslocamentos entre as unidades e proibidas visitas externas e assim como visitas de fornecedores e clientes. Também foi estabelecido trabalho remoto (home office) para aproximadamente 700 profissionais administrativos da companhia.

Além disso, estão sendo distribuídos mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os colaboradores: 18.700 luvas, 19.900 máscaras e 12.000 frascos (500 ml) de álcool em gel. Em todas as unidades da empresa, os profissionais trabalham seguindo os mais rígidos protocolos de segurança e de saúde vigentes.

Neste momento, a Biosev permanece focada em contribuir para que esta fase seja superada tão logo seja possível e acredita na união das pessoas como alternativa para alcançar este objetivo. A companhia segue comprometida com colaboradores, comunidades, investidores, clientes e fornecedores e alerta à evolução da situação priorizando a saúde, segurança e bem-estar de todos.
Fonte: Comunicação Biosev
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas