União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Elétricas pedem apoio do Tesouro, bancos e fundos setoriais contra coronavírus
Publicado em 03/04/2020 às 15h41
Distribuidoras de energia do Brasil têm pedido ao governo um pacote de apoio devido aos efeitos do coronavírus sobre o setor que poderia envolver empréstimos emergenciais, inclusive do BNDES, além do uso de recursos do Tesouro e de fundos setoriais, sugeriram presidentes de elétricas nesta sexta-feira, durante debate promovido pela corretora XP Investimentos.

O pleito das empresas vem em meio à forte redução da demanda por eletricidade após medidas de isolamento adotadas para combater o vírus e devido à perspectiva de aumento significativo na inadimplência.

O presidente da consultoria PSR, Luiz Barroso, estimou que uma perda de receita de 20% para as distribuidoras com o menor consumo e a inadimplência poderia representar um "rombo" de 15 bilhões de reais para as empresas do segmento.

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, afirmou que as empresas ainda estão fazendo contas, mas avaliam que poderiam precisar de 15 bilhões a 17 bilhões de reais para atravessar as turbulências causadas pela pandemia no mercado.

No momento, as conversas das elétricas com o governo passam pela possível viabilização de empréstimos às distribuidoras, em operação que pode envolver o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disse o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, acrescentando que a medida poderia ser a solução para parte dos problemas de caixa do setor.

Mas executivos de elétricas apontaram que outras fontes de recursos também poderiam compor o pacote de apoio.

O presidente da Energisa, Ricardo Botelho, defendeu que "em situações como a presente o Estado deve agir" e pediu que o governo avalie também o uso de recursos do Tesouro para garantir a sustentabilidade das elétricas.

Ele estimou ainda que entre 2,5 bilhões e 3 bilhões de reais que estão em fundos setoriais da indústria de energia voltados a diversas finalidades poderiam ajudar a bancar as medidas necessárias.
Luciano Costa
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas