União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Demanda por fertilizantes segue positiva com câmbio favorável ao agricultor, diz Mosaic
Publicado em 06/04/2020 às 09h06
A demanda por fertilizantes segue "muito positiva" no Brasil, mesmo em meio à crise do coronavírus, com agricultores que exportam seus produtos sendo beneficiados pela valorização do câmbio, disse a Mosaic Fertilizantes à Reuters.

"O real enfraquecido... melhora as margens de todos os agricultores que produzem culturas para exportação. Os embarques (de fertilizantes) também continuam acontecendo normalmente", afirmou a companhia em nota.

A moeda norte-americana acompanha um movimento global, diante de evidências crescentes de que o mundo já está numa recessão que deverá ser de magnitude histórica.

Nesta sexta-feira, o dólar à vista fechou em alta de 1,14%, a 5,3261 reais na venda, nova máxima histórica para um encerramento de sessão e muito perto do pico intradiário, de 5,3286 reais. Foi a sétima semana consecutiva de ganhos para a moeda em relação ao real.

Com o impulso do dólar forte frente ao real favorecendo o fechamento de negócios antecipados para a safra do ano que vem, a Mosaic prevê aumento de 2% a 3% na demanda por adubos no Brasil em 2020, disse à Reuters o vice-presidente comercial da companhia, Floris Bielders, em uma entrevista no mês passado.

A única cultura considerada preocupante pela Mosaic Fertilizantes é a cana-de-açúcar.

"Embora as margens de açúcar permaneçam boas, as margens para o álcool, utilizado na fabricação da gasolina, caem devido à baixa dos preços do petróleo. Desta forma, é possível que ocorra uma queda de demanda neste tipo de cultura", disse a companhia.

Ainda no setor canavieiro, vale destacar o recuo na demanda doméstica por etanol desde março, causado pela redução na circulação de pessoas decretada pelo governo na tentativa de conter a disseminação do Covid-19.

No Brasil, a Mosaic está investindo 4,5 milhões de reais em ações preventivas e de combate à pandemia, conforme anúncio realizado nesta semana.

Em parceria com os governos e autoridades locais, a empresa -- via Instituto Mosaic -- disponibilizará produtos de limpeza e higiene (álcool em gel, sabonetes e desinfetante), kits médicos com equipamentos de proteção para profissionais da saúde e testes para confirmação do vírus.

Cestas básicas serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social e, considerando a diversidade de cenários nos municípios, pedidos e outras necessidades serão avaliados individualmente, disse a companhia.

"Fizemos uma análise minuciosa sobre as principais necessidades de cada localidade onde a empresa está presente... e o que poderá tornar-se imprescindível daqui a algumas semanas no caso do cenário (do coronavírus) permanecer o mesmo."

Internamente, a companhia informou que, desde o começo de março, segue um plano de contingência que prevê ações como o cancelamento de viagens internacionais, diminuição dos deslocamentos nacionais e participação de eventos, disponibilização de plantão médico e redução de pessoas nas localidades, priorizando o trabalho remoto nas áreas administrativas.

Nas unidades operacionais, há outras precauções como o controle diário de temperatura dos profissionais (inclusive de terceiros), restrição de visitantes e fornecedores externos, aumento na frequência da limpeza de espaços coletivos e disponibilização de álcool em gel.

"Na qualidade de produtora de itens essenciais à população, a empresa continua fazendo a sua parte para que não ocorra desabastecimento", disse a Mosaic.
03/04/2020
Nayara Figueiredo
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas