União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Trump diz que pode impor tarifa sobre importação de petróleo, mas espera não precisar
Publicado em 06/04/2020 às 09h14
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que poderia aplicar "tarifas bastante substanciais" sobre importações de petróleo caso os preços da commodity sigam baixos.

Ele acrescentou, no entanto, que não espera que isso seja necessário, uma vez que nem a Rússia e nem a Arábia Saudita, que têm travado uma guerra de preços no mercado de petróleo, iriam se beneficiar da continuidade das baixas cotações.

Os preços do petróleo já caíram em mais de 60% neste ano, à medida que o coronavírus derrubou a demanda e os importantes produtores Rússia e Arábia Saudita aumentaram a produção em uma disputa por participação no mercado.

Trump disse antes que espera que russos e sauditas cheguem a um acordo para cortar a produção em até 15 milhões de barris por dia. Nenhum dos países confirmou os comentários, mas Trump afirmou esperar que as tarifas possam ser evitadas.

"Eu usaria tarifas se precisasse. Mas eu não acredito que precisarei, porque a Rússia não se beneficiaria com isso, a Arábia Saudita não se beneficiaria com isso. Petróleo e gás são suas principais fontes de recursos, então obviamente seria muito ruim para eles", afirmou.

Os EUA se tornaram nos últimos anos o maior produtor global de petróleo, mas com a queda nos preços muitas empresas de energia norte-americanas endividadas podem ir à falência, enquanto trabalhadores podem ser dispensados.

Embora Trump tenha destacado que os preços baixos do petróleo são positivos para a indústria aérea e ajudam os consumidores, ele reiterou seu suporte ao setor de petróleo.

"Nós temos que salvar uma grande indústria", afirmou.

O Instituto Americano de Petróleo (IAP) e outros representantes do setor disseram a Trump que são contra as tarifas, temendo que a medida possa elevar custos de importação de petróleo e materiais para refinarias.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo recua após salto da véspera e com foco na oferta
Publicado em 27/03/2024
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo sobe 1,5% com escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia
Publicado em 26/03/2024
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo volta a cair e fecha a semana praticamente estável
Publicado em 25/03/2024
Mais Lidas