União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Ibovespa fecha em queda, mas sobe em semana volátil com exterior, política e balanços
Publicado em 22/05/2020 às 17h51
O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, com Lojas Renner e Cogna entre as maiores baixas após resultados fracos no primeiro trimestre, mas a semana terminou com resultado positivo, uma vez que o mercado brasileiro segue volátil em razão da pandemia de Covid-19 e cenário político movimentado no país.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,03%, a 82.173,21 pontos, mas teve ganho semanal de 5,95%, revertendo performance negativa nas duas semanas anteriores. O volume financeiro nesta sexta-feira somou 21,4 bilhões de reais.

Para o analista Rafael Ribeiro, da Clear Corretora, foi um dia de realização para o mercado, após a alta na véspera e também por estar próximo da máxima desde abril, na faixa de 84 mil pontos, com ações de commodities pressionando em mais um capítulo da guerra comercial entre EUA e China.

Decisões chinesas de remover a meta de crescimento de 6% e colocar uma lei de segurança nacional em Hong Kong que daria mais controle à China sobre o território adicionaram tensão às relações sino-americanas já complicadas.

Em Wall Street, em sessão volátil, o S&P 500 fechou em alta de 0,2%, enquanto o Dow Jones encerrou com variação negativa de 0,04%.

No radar, ainda, notícia de que os EUA planejam um mega esforço envolvendo mais de 100 mil voluntários e cerca de meia dúzia das mais promissoras candidatas à vacina contra o coronavírus. O objetivo é cumprir a meta de entregar uma imunização segura e efetiva contra a doença até o final de 2020.

Investidores embarcaram para o fim de semana com o vídeo da reunião ministerial em que, segundo o ex-ministro Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro teria tentado interferir no comando da Polícia Federal. A gravação foi liberada após o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitir a divulgação.

As primeiras imagens do vídeo foram divulgadas ainda durante o ajuste do Ibovespa, mas o índice teve pouca variação.

DESTAQUES
- COGNA ON caiu 8,51%, após prejuízo líquido 39,122 milhões de reais no primeiro trimestre, resultado da piora no desempenho operacional e maior alavancagem financeira. O cenário deflagrado pelo Covid-19 também influenciou na redução do volume de captação de alunos do ensino presencial e aumento de provisões. YDUQS ON recuou 5,19%.[nL1N2D40NT]

- LOJAS RENNER ON cedeu 8,34%, após tombo de cerca de 94% no lucro líquido do primeiro trimestre sobre o resultado positivo de um ano antes influenciada pelos impactos da epidemia de Covid-19 sobre sua divisão de serviços financeiros. Executivos da varejista de vestuário veem margens pressionadas ainda no segundo trimestre. No setor, CIA HERING ON fechou em baixa de 9,09%.

- USIMINAS PNA perdeu 5,03%, tendo balanço também no radar, com prejuízo líquido de 424 milhões de reais no primeiro trimestre, em meio a um resultado financeiro negativo afetado por perdas cambiais. Executivos afirmaram durante teleconferência que esperam para breve um equilíbrio entre oferta e demanda por aço no Brasil, algo que poderia permitir reajustes de preços da liga. No setor, CSN ON caiu 0,23% e GERDAU PN perdeu 3,73.

- PETROBRAS PN recuou 2,71%, acompanhando o declínio dos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent caiu 2,6% diante das crescentes tensões entre Estados Unidos e China e de dúvidas sobre o quão rápido a demanda por combustíveis no mundo se recuperará da pandemia de coronavírus.

- VALE ON fechou com declínio de 1,68%, em linha com seus pares na Europa, mesmo após os contratos futuros de minério de ferro da China subirem pela oitava sessão consecutiva nesta sexta-feira, marcando a melhor semana em mais de oito meses, com a forte demanda doméstica e o aperto da oferta da commodity siderúrgica do Brasil.

- ITAÚ UNIBANCO PN reagiu e encerrou com acréscimo de 0,53%, enquanto BRADESCO PN subiu 0,59%. Já BANCO DO BRASIL ON recuou 2,56%.

- EQUATORIAL ON subiu 2,79%, tendo no radar divulgação do balanço após o fechamento do mercado, com o índice do setor elétrico também fechando em alta, de 0,91%, com ELETROBRAS ON valorizando-se 7,67%. No campo de empresas de utilidade pública, SABESP ON avançou 4,22%.
Paula Arend Laier
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024