União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Etanol

CNPE aprova venda direta de etanol de usinas para postos de combustíveis
Publicado em 05/06/2020 às 10h08
Foto Notícia
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quinta-feira as diretrizes para a venda direta de etanol pelas usinas aos postos de combustíveis, sem que a negociação seja intermediada por um distribuidor do setor de combustíveis, informou o Ministério de Minas e Energia.

"Todas medidas [do CNPE aprovadas hoje] são voltadas para a retomada do crescimento econômico com vistas ao período da pós-pandemia", justificou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, conforme comunicado divulgado.

As novas regras tornam facultativa a adesão à nova modalidade de comercialização e equivalentes os padrões de qualidade do produto final em relação ao modelo tradicional.

Segundo o MME, a venda direta de etanol já fazia parte da agenda regulatória da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que, a partir de agora, regulamentará e implementará as ações de fiscalização.

Em meados do ano passado, o CNPE, que é órgão de assessoramento do presidente da República para assuntos do setor energético, já havia tratado dessa flexibilização em resolução. O MME ressaltou que, naquela ocasião, o colegiado indicou que "a possibilidade de suprimir um elo da cadeia de comercialização tem o potencial de promover o aumento da concorrência, que tende a beneficiar o consumidor".
Fonte: Valor Economico
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas