União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Ibovespa busca se firmar em alta apesar de ambiente ainda volátil por pandemia, comércio
Publicado em 25/06/2020 às 14h52
A bolsa paulista buscava firmar o viés positivoo nesta quinta-feira, embora em um ambiente externo ainda volátil, com incertezas relacionadas à pandemia de Covid-19, além da chance de retorno de um conflito comercial.

Às 12:11, o Ibovespa subia 0,68 por cento, a 95.015,79 pontos. O volume financeiro era de 8,418 bilhões de reais. Na véspera, o Ibovespa caiu 1,66%, a 94.377,36 pontos.

No exterior, as atenções permanecem voltadas para o aumento nos casos de coronavírus, principalmente nos Estados Unidos, onde os pedidos de auxílio-desemprego totalizaram 1,480 milhão na semana encerrada em 20 de junho. Os índices S&P 500 e Dow Jones da Bolsa de Nova York tinham leve queda.

Também no radar está que governo Trump determinou que importantes empresas chinesas, incluindo a Huawei, pertencem ou são controladas pelas forças armadas chinesas, preparando as bases para novas sanções financeiras dos EUA.

Washington também considera adotar tarifas sobre 3,1 bilhões de dólares em importações do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França, em disputa sobre subsídios a fabricantes de aviões.

"Muitas das expectativas positivas já foram precificadas no mercado e agora existem incertezas crescentes com a pandemia", afirmou o analista de mercado Milan Cutkovic, da AxiCorp.

No cenário doméstico, o Banco Central piorou sua projeção para o PIB em 2020 para uma retração de 6,4%, ante crescimento zero calculado em março, segundo Relatório Trimestral de Inflação publicado nesta quinta-feira.

Ao mesmo tempo, o IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,02% em junho, sobre baixa de 0,59% no mês anterior, segundo o IBGE. Economistas estimavam queda de 0,08%.

Investidores ainda repercutem aprovação na véspera pelo Senado do projeto que atualiza o marco legal do saneamento básico, que segue à sanção presidencial.

DESTAQUES
- WEG ON avançava 5,3%, entre as maiores altas da sessão. O BTG Pactual reiterou recomendação de compra para a ação e elevou o preço-alvo para 52 reais, de 46 reais anteriormente. Os analistas afirmaram que conversaram com a empresa brevemente na quarta-feira e que ficaram positivamente surpresos com o tom otimista da WEG em relação ao segundo trimestre, com as principais linhas de negócios com desempenho ou recuperação melhor do que o previsto inicialmente.

- CIELO ON tinha alta de 3,6%, após forte queda na véspera, tendo de pano de fundo novo programa de recompra de até 2.595.332 ações ordinárias, com prazo de vigência de 25 de junho de 2020 a 3 de julho de 2020. Além disso, o Whatsapp disse que negocia com o Banco Central a continuidade de serviço de pagamentos com Visa e Mastercard.

- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS PNB subiam 3% e 2%, respectivamente. Na véspera, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, disse que o país precisa acelerar seus projetos de privatização e concessões no curto prazo e também focar mudanças em regimes tributários especiais, para lidar com a queda das receitas.

- MARFRIG ON e MINERVA ON cediam 1,8% cada, com o dólar longe das máximas da sessão. JBS ON perdia 0,2%.

- BRADESCO PN avançava 1,4% e ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,4%, endossando o viés positivo na bolsa, após as ações de bancos registrarem fortes perdas na véspera. BANCO DO BRASIL ON valorizava-se 1,1%, SANTANDER BRASIL UNIT tinha acréscimo de 1,4% e BTG PACTUAL UNIT caía 0,5%.

- PETROBRAS PN avançava 0,2%, revertendo a fraqueza do começo da sessão, conforme os preços do petróleo também mostravam recuperação, com o Brent subindo mais de 0,5%. PETROBRAS ON caía 0,1%.

- VALE ON caía 0,4%, em sessão negativa para o setor de mineração e siderurgia na bolsa. USIMINAS PNA perdia 1%.

- SABESP ON mostrava declínio de 1,5%, mesmo após o Senado aprovar o novo marco regulatório do saneamento básico, que entre outras mudanças, facilita privatização de estatais. Analistas citavam algumas incertezas, diante da possibilidade de veto a alguns artigos do projeto. Desde a mínima registrada no ano, em 23 de março, o papel tinha acumulado até a véspera valorização de mais de 100%. Fora do Ibovespa, COPASA ON cedia 1,3% e SANEPAR UNIT caía 0,5%.
Paula Arend Laier
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024