União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Cana-de-açúcar

CANEFIT traz a precisão suíça à gestão dos canaviais
Publicado em 30/06/2020 às 08h24
Foto Notícia
Plataforma tecnológica desenvolvida pela GAMAYA garante mais agilidade e precisão no monitoramento das lavouras de cana em todo ciclo de produção, do plantio à colheita

Durante mais de três anos, cientistas e técnicos da agtech suíça GAMAYA percorreram canaviais em várias regiões do Brasil. Munidos de drones equipados com exclusivas câmeras com tecnologia hiperespectral (que permitem a visualização de até 40 bandas de cores, enquanto que as tradicionais câmeras digitais processam imagens a partir de três bandas), eles fizeram centenas de fotos e, a partir delas, analisaram aspectos fisiológicos das plantas em vários estágios do cultivo. O resultado desse trabalho acaba de chegar ao País na forma da mais completa e avançada plataforma digital de soluções integradas para monitoramento dos canaviais em todo o mundo: a CANEFIT.

Através de algoritmos avançados de análise de imagens produzidas por drones ou satélites, a CANEFIT oferece às usinas um pacote de soluções composto por cinco produtos, cada um voltado a resolver um problema crítico identificado pelos produtores, desde o plantio até a colheita: Falhas e Linhas Básicas de Plantio (serviço automático de análise de linhas e falhas de plantio em grandes áreas cultivadas), Detecção de Daninhas por Drone (sistema de detecção e mapeamento com precisão de infestação de lavouras de cana por plantas daninhas) e Monitoramento de Daninhas por Satélite (ferramenta que oferece um olhar constante e abrangente, emitindo relatórios com atualização periódica de toda a propriedade), Monitoramento de Canavial (que aponta e identifica anomalias no desenvolvimento da cultura e emite alertas semanais indicando eventuais problemas) e Linhas de Colheita com Precisão (que indica as melhores rotas para o maquinário agrícola, reduzindo as perdas com seu uso em campo).

Esse conjunto tecnológico oferece aos usineiros uma visão holística da propriedade, o que permite enxergar a produção de forma ampla e identificar deficiências em quaisquer dos talhões. Todos os dados ficam disponíveis e concentrados em uma única plataforma, a Gamaya Viewer, o que facilita o acesso às informações tanto online quanto offline a partir de diferentes dispositivos. Ou seja, nos momentos mais cruciais do cultivo da cana, o produtor terá condições de tomar decisões com mais agilidade, segurança e assertividade, obtendo ganhos de eficiência, redução de custos e do impacto ambiental de suas atividades.

O diferencial da CANEFIT resulta de uma inovadora combinação de tecnologia e grande capacidade computacional. A GAMAYA é líder global no uso agrícola de imagens hiperespectrais e utilizou esse conhecimento no desenvolvimento de aplicações e análises sobre as demais opções de imagens. Dessa forma, o produtor tem acesso a análises únicas, com maior riqueza de detalhes em relação às diferentes fases do cultivo, mesmo usando para análise imagens das fornecidas por câmeras RGB de drones e multiespectrais de satélites. Tudo isso de forma mais precisa e mais rápida.

A elevada capacidade computacional da GAMAYA permite processar imagens e dados em larga escala e, por meio de inteligência artificial, relacionar cada nuance da lavoura apontada pelas imagens a um indicador agronômico, como presença de nematoides, deficiência de nutrientes no solo, reconhecimento e classificação de pragas e até análises preditivas de produtividade e teor de açúcar. Por meio de um sistema de machine learning, os computadores da empresa "aprendem" continuamente a interpretar melhor cada uma dessas informações e aprimorar essa relação com os eventos no campo.

Para mais informações, acesse https://medium.com/gamaya-brasil ou entre em contato através do email brasil@gamaya.com.
Fonte: Gamaya
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024