União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Indústria da China expande em junho mas corta empregos com fraqueza das exportações, mostra PMI do Caixin
Publicado em 01/07/2020 às 08h54
A atividade industrial da China cresceu a um ritmo mais forte em junho depois que o governo suspendeu as medidas de restrição devido ao coronavírus e ampliou o suporte, mas a crise de saúde continua a pressionar as exportações e o emprego, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

O PMI de indústria do Caixin/Markit divulgado nesta quarta-feira subiu a 51,2 no mês passado, ritmo mais rápido desde dezembro, ante 50,7 em maio. A marca de 50 separa crescimento de contração.

Analistas consultados pela Reuters esperavam leitura de 50,5.

A economia da China está gradualmente emergindo da forte contração de 6,8% registrada no primeiro trimestre, com grande parte do país reabrindo após semanas de paralisações.

Mas a demanda permaneceu fraca, já que muitas indústrias ainda enfrentam encomendas externas reduzidas ou canceladas.

As novas encomendas de exportação permaneceram firmemente em território de contração, mostrou a pesquisa, embora a um ritmo mais fraco do que em maio.

"A demanda geral da indústria se recuperou rapidamente, mas a demanda externa permaneceu pesando", disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

Apesar da retomada nas encomendas domésticas, o cenário de incerteza forçou as fábricas a reduzirem vagas pelo sexto mês consecutivo, com o ritmo de cortes acelerando.

Pesquisa oficial divulgada na terça-feira também mostrou que a atividade industrial da China cresceu a um ritmo mais forte em junho, mas empresas menores ainda estão sofrendo e exportadores enfrentam queda das encomendas, indicando recuperação desigual.[nL1N2E70E6]
Yawen Chen e Ryan Woo
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas