União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Entenda como vai funcionar a reabertura de São Paulo na fase 3
Publicado em 03/07/2020 às 17h34
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (3) quais serão as diretrizes para que teatros, cinemas, salas de espetáculo, academias e eventos culturais possam retomar as atividades na fase 3 (amarela) da quarentena no Estado. No mesmo evento, o prefeito da capital, Bruno Covas, também anunciou a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza para a próxima segunda-feira (6).

Os anúncios das autoridades podem causar confusão de início, já que se tratam de dois assuntos relacionados, mas o período em que cada setor reabrirá é diferente (veja mais abaixo). Vale lembrar que a capital paulista está seguindo uma liberação setorizada, onde a prefeitura discute e negocia individualmente com os grupos econômicos como será a reabertura deles.

O plano de Doria
No caso do governador, a liberação anunciada hoje só ocorrerá a partir do dia 27 de julho, portanto, final do mês. A notícia passada por Doria é uma sinalização para que esses setores (teatros, cinemas, salas de espetáculo, academias e eventos culturais) montem seus protocolos de reabertura levando em consideração alguns requisitos básicos para obterem a liberação do governo:

-- Será permitido uma ocupação máxima de 40% da capacidade do local;

-- Funcionamento máximo de 6 horas por dia;

-- O público deverá permanecer sentado e os assentos deverão ter distanciamento mínimo de 1,5 metro e uso obrigatório de máscara;

-- A venda de ingressos deve ser exclusivamente online, com assentos marcados e horários pré-agendados e será necessário controlar o acesso e o número de pessoas, observando sempre a lotação máxima do local;

-- O consumo de alimentos e bebidas deverá ser suspenso, garantindo que todos mantenham o uso das máscaras.

O mais importante aqui é que esses setores só poderão reabrir após 28 dias de normalização do município na fase Amarela. Ou seja, se após a cidade entrar na fase amarela os números de infectados pela covid-19 não aumentarem e os óbitos estiverem em queda, os setores poderão reabrir. Do contrário, o fechamento seguirá ativo.

O plano de Covas
Já o prefeito Bruno Covas anunciou para a próxima segunda-feira (6) a reabertura de bares, restaurantes e salões de beleza. Esses grupos estão com os protocolos setoriais liberados pela administração paulistana e o decreto com a liberação será assinado amanhã (4).

Eles terão que seguir algumas regras:

-- Ocupação máxima de 40%;

-- Funcionamento máximo de 6 horas, com horário limite de fechamento para as 17h;

-- A operação desses locais deve ser limitada a ambientes ao ar livre ou arejados, com obrigatoriedade de assentos;

-- Uso obrigatório de máscara;

-- Adoção de protocolos específicos para cada setor.

A reabertura de academias e setores culturais na capital, segundo comentou Covas, passarão por uma discussão interna com a vigilância sanitária do município, o que pode acabar atrasando esse calendário anunciado por Doria.

O estado de São Paulo foi dividido em 17 Divisões Regionais de Saúde e a Grande São Paulo repartida em microrregiões. A flexibilização da quarentena, portanto, não é uniforme e cada região adota o afrouxamento conforme a situação local, seguindo dados semanais referentes a ocupação de leitos de UTI, novas internações, casos confirmados e óbitos registrados.

-- Fase 1: Vermelha, alerta máximo;

-- Fase 2: Laranja, controle;

-- Fase 3: Amarela, flexibilização;

-- Fase 4: Verde, abertura parcial;

-- Fase 5: Azul, normal controlado.

É possível acompanhar os protocolos setorizados e tirar mais dúvidas através de um site especial criado pelo governo do Estado.
Diego Felix
Fonte: Portal IstoÉ Dinheiro
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024