União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Força aérea contra as plantas daninhas
Publicado em 13/07/2020 às 09h09
Foto Notícia
Novas tecnologias de processamento de imagens tornam sensoriamento remoto cada vez mais eficiente na detecção de pragas nos canaviais

Nos últimos anos, o uso de imagens aéreas tornou-se um dos mais importantes aliados na detecção das plantas daninhas nos canaviais, permitindo um controle mais eficiente dessas pragas. Isso se deveu à introdução dos drones nas operações das usinas brasileiras. Trata-se de um avanço para o setor, mas que ainda apresenta, na maioria dos casos, uma série de limitações tecnológicas. A principal delas está na análise das imagens e sua transformação em informação útil para a definição de ações mais efetivas no combate às daninhas, com redução no uso de insumos e ganhos de produtividade.

Nos serviços convencionais de monitoramento de imagens, os relatórios de presença de plantas daninhas são entregues em relatórios estáticos, não georreferenciados. Em geral, os dados precisam ser interpretados por um especialista das usinas, que processará e distribuirá a informação para as outras áreas, num processo que afeta a agilidade e a produtividade das operações da usina. Com grandes áreas a serem analisadas e janelas restritas para que as ações sejam mais eficientes, o risco de as decisões não serem tomadas em tempo hábil acaba sendo grande.



Ao automatizar todos os processos de análise de imagens, usando algoritmos desenhados especificamente com essa finalidade a partir da exclusiva tecnologia de fotografia hiperespectral, a solução GAMAYA Detecção de Daninhas por Drone -- um dos produtos da solução CANEFIT -- conseguiu eliminar esse gargalo e agilizar e dar mais assertividade aos processos decisórios. Escalável, o sistema permite cobrir grandes áreas de cultivo, incorporando maior capacidade de processamento sob demanda. As informações obtidas a partir das imagens de drones são fornecidas a qualquer usuário autorizado pela usina através da plataforma Gamaya Viewer. Ali, gerentes agrícolas, agrônomos e equipes de operações poderão visualizar mapas e dados de forma intuitiva e interativa, fazendo downloads de relatórios acessíveis e de fácil interpretação, mesmo sem ser especialista na área de georreferenciamento.

A partir da análise de imagens aéreas dos talhões, feitas por drones nos estágios iniciais de crescimento da cultura (entre 70 e 90 dias após o plantio ou último corte) e inseridas na plataforma pelos usuários, o Detecção de Daninhas por Drone identifica, localiza e quantifica automaticamente, através de algoritmos exclusivos, todas as infestações em áreas superiores a 1 metro quadrado nos talhões, com precisão de 90% e em no máximo 48 horas, permitindo o controle das ervas daninhas nos momentos em que a ação é mais eficiente.

Outra inovação da GAMAYA é a utilização de um modelo de machine learning para fazer o aperfeiçoamento constante de suas análises. Assim como o olho humano aprende a reconhecer padrões visuais, os softwares desenvolvidos pela empresa são programados para "enxergar" cada vez mais detalhes nas imagens e fornecendo informações mais valiosas. Em agosto próximo, por exemplo, será lançada uma evolução do produto com a classificação da planta daninha (folha larga ou estreita). E, até o final de 2020, nova versão indicará a espécie dessa planta, permitindo a otimização das operações de pulverização.


Para conhecer melhor os benefícios dos produtos CANEFIT, acesse https://medium.com/gamaya-brasil ou entre em contato através do email brasil@gamaya.com .
Fonte: Gamaya
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas