União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Paulo Skaf, da Fiesp, "pleito do setor para tributação de CBIOs em 15% é legítimo, necessário e urgente"
Publicado em 14/07/2020 às 09h53
Foto Notícia
O presidente da Fiesp -- Federação das Indústrias do estado de São Paulo defendeu em almoço com o presidente Jair Bolsonaro e com o Ministro da Economia Paulo Guedes, dentre outros empresários e representantes do governo, que a alíquota dos CBIOs (créditos de descarbonização do RenovaBio) seja de 15%. O almoço ocorreu no último dia 3 de julho, em Brasília/DF.

Segundo Skaf, "o título (CBIO) é um ativo ambiental e faz parte de um programa que impulsiona investimentos em tecnologia e geração de renda e empregos para o interior do país. Não faz sentido a tributação do CBIO ser mais do que o dobro da aplicada às debentures, por exemplo, enquanto o mundo todo incentiva a redução de emissões com menor tributação. Uma tributação neste patamar, na fase inicial do programa, pode inibir este mercado".

A questão da tributação dos CBIOs foi tema da conversa do presidente da Fiesp com os representantes do governo. "Tive a oportunidade de falar sobre esses temas que considero muito relevantes. O presidente e o ministro Guedes ouviram e o ministro Guedes ficou de avaliar", destacou Skaf que disse que o pleito do setor (de 15% de alíquota) "é legítimo, necessário e urgente".

Questionado sobre quais foram os temas centrais da discussão ocorrida no Palácio da Alvorada, Paulo Skaf foi enfático: "crédito, crédito e crédito. Pois o acesso ao crédito é o maior problema enfrentado pelas empresas no momento. O crédito é essencial para que as empresas superem os efeitos da quarentena imposta pela pandemia".

Ainda no debate foram tratados temas como questões estruturais que serão importantes após a travessia da pandemia. "Neste bloco destacam-se as reformas estruturais como a Tributária, a Administrativa, o controle dos gastos públicos e a pauta ambiental, na qual os CBIOs tem papel de extrema relevância".

Outro tema abordado na reunião foi a liberação de mais recursos para a estocagem de etanol. "O setor estimava uma demanda da ordem de R$ 9 bilhões para a estocagem de 6 bilhões de litros de etanol necessários para os 3 meses de entressafra. O BNDES aprovou uma linha de crédito de R$ 3 bilhões".

"Não é demais lembrar que a redução do consumo e a desvalorização dos preços, eclodiu justamente no início da nova safra de cana no Centro-Sul (2020/21), período em que se concentra a necessidade de caixa das empresas para fazer frente aos gastos operacionais. Além do setor ser um forte empregador no interior do país, gerando mais de 1 milhão de empregos diretos, a produção nacional do biocombustível reduz a necessidade de importação de gasolina e evita a emissão de até 90% de CO2 através da queima do combustível fóssil", concluiu Skaf em entrevista exclusiva para a Agência UDOP de Notícias.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024