União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Biodiesel

Com oferta de soja enxuta, Brasil reduz mistura de biodiesel no diesel
Publicado em 14/08/2020 às 08h08
O Brasil não terá suprimento suficiente de biodiesel para atender a mistura obrigatória de 12% no diesel nos próximos meses diante de uma oferta enxuta de soja, e o país reduzirá provisoriamente o percentual misturado para 10%, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta quinta-feira.

O movimento levou a agência reguladora do setor, a ANP, a cancelar um leilão de venda de biodiesel que atenderia a obrigatoriedade da mistura de 12% em setembro e outubro. Simultaneamente, a autarquia disse em nota que publicaria um novo cronograma atualizado para o leilão L75.

Ao ser questionado, durante congresso do setor do biocombustível, o ministro citou desafios como a oferta de matéria-prima. Mais de 70% do biodiesel no Brasil é produzido a partir do óleo de soja.

Apesar de ter tido uma safra recorde, o país está exportando grandes volumes de soja, especialmente para a China, contando com um câmbio favorável, o que enxugou a oferta e tem colaborado com preços recordes em leilões de biodiesel recentes.

Os valores da soja também estão em patamares históricos acima de 100 reais a saca, impulsionando negócios da nova safra, que, contudo, só chega no ano que vem.[nL2N2EU17N]

"Em agosto, durante leilão L75, verificamos desbalanço da oferta de biocombustíveis frente à demanda prevista para o próximo bimestre. Assim, chegamos à conclusão de que não haverá volumes de biodiesel suficiente para atender o percentual obrigatório de mistura de 12% para os meses de setembro e outubro", afirmou ele.

"Desse modo, novamente, vemos a necessidade de promover a redução da mistura para 10%, durante o período citado, e isso não caracteriza uma diminuição da relevância que o governo federal atribui a essa exitosa política...", afirmou o ministro, lembrando que o Brasil tem um cronograma para o aumento gradativo da mistura de biodiesel no diesel, que prevê B15 em 2023.

Questionado, o ministério não respondeu como ficará a situação da mistura em outro leilão para atender o último bimestre do ano, quando a oferta seguirá apertada.

INDÚSTRIA PROTESTA
O setor de biodiesel, contudo, disse que outros fatores têm colaborado para tumultuar o mercado, como o coronavírus.

Diante da queda na demanda por diesel anteriormente em função das medidas de isolamento, as distribuidoras de combustíveis pediram, e tiveram solicitação acatada pela ANP, para a redução de uma obrigação na retirada de biodiesel do leilão L72, com um corte de 95% para 80%. O certame foi para atender o mercado em maio e junho.

Mas depois da mudança na regra o consumo do combustível não se mostrou tão ruim quanto o esperado, o que resultou em leilões adicionais de biodiesel para suprir o mercado que foram marcados por uma disparada de preços de mais de 30% ---a demanda interna por diesel em junho, aliás, superou o total visto em 2019, segundo dados da ANP.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) destacou em nota que as alterações de regras realizadas desde o leilão L72 "trouxeram incertezas para a cadeia produtiva do biodiesel, que é responsável também pela oferta de alimentos".

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) também se manifestou, lamentando as mudanças nas regras.

"Não é a primeira vez que há interferência de agentes de governo durante a realização de um leilão, sempre em prejuízo dos produtores ofertantes. Registra-se que as vezes em que houve oferta em maior quantidade e os preços acabaram ficando muito baixos, até mesmo com margens negativas... (e) não houve movimento para aumento de mistura, mesmo que demandado", disse.

Mas a Aprobio admitiu que a oferta no leilão L75 foi "muito justa", ressaltando que o preço é resultado de uma conjuntura de demanda mundial de soja.

A Aprobio disse ainda que há pelo menos dois meses os produtores alertaram ao governo de que seria imprescindível a viabilização de uma forma de financiamento que pudesse garantir a manutenção de um estoque estratégico de matéria-prima suficiente no país para atender à demanda no segundo semestre não só para o setor de biodiesel, mas, principalmente, para o setor de carnes, que demanda o farelo de soja, outro derivado da oleaginosa.

Já a Abiove ressaltou que, a despeito do aperto na oferta da matéria-prima, o setor tem se movimentado para a atender a demanda de biodiesel, realizando até mesmo recompras de soja que já tinha a exportação como destino.

A associação da indústria de soja, o principal produto de exportação do Brasil, disse mais cedo que "não admite o cancelamento das vendas realizadas, visto que essa ação causaria colapso na cadeia produtiva da soja e na comercialização de óleo, dado que a matéria-prima já foi comercializada, inclusive com recompras de soja que iria ser exportada para ser processada no Brasil".

Em nota, a ANP afirmou que a comercialização de biodiesel do leilão L75 foi anulada após o governo decidir reduzir o percentual de mistura.

Segundo comunicado da agência reguladora, a etapa 3 do leilão será reiniciada com a mistura de 10%, ante 12% vigentes anteriormente. A ANP afirmou que o novo cronograma do leilão L75 será publicado em breve.

De acordo com a Abiove, mais de 1 bilhão de litros de biodiesel já haviam sido comercializados no leilão.

Apesar de o Brasil estar colhendo uma safra recorde de 125,5 milhões de toneladas, as exportações de soja estão crescentes, devendo atingir cerca de 80 milhões de toneladas, segundo a Abiove.

Ainda que não seja um volume anual recorde, os embarques da oleaginosa foram mais concentrados neste ano. De janeiro a agosto, estão estimados em 76,3 milhões de toneladas, ante 56,6 milhões no mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que consideram os embarques e a programação dos navios.
13/08/2020
Roberto Samora
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas