União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Bevap inaugura planta de etanol anidro com investimentos de mais de R$ 20 milhões
Publicado em 18/09/2020 às 08h59
Foto Notícia
A Bevap - Bioenergética do Vale do Paracatu, instalada no município de João Pinheiro, em Minas Gerais, inaugurou recentemente sua planta de etanol anidro, o que permitirá à unidade aumentar sua flexibilização na gestão comercial do etanol. Segundo o CEO da Bevap, Gabriel Sustaita, os investimentos para a implantação da nova planta foram de cerca de R$ 20 milhões.

Ainda segundo Sustaita, o projeto todo envolveu a instalação da nova coluna de destilação, tanques de fermentação, parte elétrica, automação e ainda a construção de um tanque específico para anidro. "Continuamos com um mix fortemente açucareiro, mas agora, com esta nova planta, agregamos valor na produção de etanol, aumentando a flexibilidade na gestão comercial do etanol. Já temos capacidade para armazenar grande parte da produção de etanol para utilizar a parte comercial, e agora teremos um diferencial, que é a produção de anidro com contratos com distribuidoras".

O CEO da Bevap também destacou que a unidade está projetada para produzir 121 mil m³ de etanol por safra e tem uma capacidade de estocagem de 80 mil m³. "Ou seja, isso vai permitir que possamos vender a produção de anidro às distribuidoras durante o ano". Com a nova planta a Bevap pretende dividir a produção de etanol em 50% hidratado e 50% anidro.

Em comunicado a assessoria da Bevap destacou que "mesmo diante de todos os desafios deste ano, a Bevap continua trabalhando na melhoria continua pensando sempre na sustentabilidade, desenvolvimento da região com emprego e renda e o principal, cuidando dos colaboradores, fornecedores e parceiros".

No comunicado a assessoria ainda explica a diferença entre os etanóis anidro e hidratado.


O que é Etanol Hidratado e Etanol Anidro?

O etanol hidratado combustível possui em sua composição entre 95,1% e 96% de etanol e o restante de água, enquanto o etanol de anidro (também chamado de etanol puro ou etanol absoluto) possui pelo menos 99,6% de graduação alcoólica. Dessa forma, o Etanol anidro é praticamente etanol puro.

Para se obter o etanol anidro é preciso passar o etanol hidratado pelo processo de desidratação, que ocorre com a destilação fracionada e que se evapora a água após separá-la do álcool.

O processo de separação do álcool e da água é realizado na Peneira Molecular, que tem se destacado no mercado sucroenergético como um processo diferenciado para a obtenção do Etanol Anidro.
Rogério Mian
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas