União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Indícios encontrados pela Petrobras no pré-sal da Bacia de Campos são de gás natural
Publicado em 28/09/2020 às 10h23
A informação que foi feita uma notificação de indícios de gás, por si só, não é suficiente para confirmar a descoberta de um novo campo de gás natural, tampouco que não há petróleo na região do bloco. Publicamente, o único dado divulgado pela ANP é o tipo do fluido notificado (gás, petróleo, ambos ou "fluido não caracterizado").

O bloco C-M-657 faz parte da leva de novas contratações de blocos em uma região inexplorada das bacias de Campos e Santos. Estão localizados além do polígono do pré-sal. O C-M-657, portanto, está contratado pelo regime de concessão, mais atrativo para as empresas.

Foi licitado na 15ª rodada de 2015 e tem a Petrobras como operadora com 30% do consórcio, em parceria com a ExxonMobil (40%) e Equinor (30%).

É uma região onde podem ser encontrados os futuros campos do pré-sal, dada a grande quantidade de blocos contratados em anos recentes. Não há, contudo, campos em produção, nem infraestrutura para produção de óleo e gás. Em caso de sucesso exploratório, se abrirá também uma nova fronteira para investimentos em gasodutos e equipamentos submarinos.


O que são as notificações

Notificações de hidrocarbonetos não são, necessariamente, novas descobertas de petróleo ou gás natural. Um poço pode, por exemplo, identificar a presença de hidrocarbonetos, mas posteriormente ser classificado como "seco com indícios". Outra possibilidade é descobrir um reservatório com gás, petróleo ou os dois, mas sem viabilidade de produção, por características geológicas ruins.

As operadoras são obrigadas a informar à ANP sempre que indícios de hidrocarbonetos são identificados durante a perfuração ou em análises posteriores dos poços.
25/09/2020
Gustavo Gaudarde
Fonte: Agência epbr
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas