União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Paraíba compõe lista de exportadores de açúcar para os Estados Unidos autorizados pelo Ministério da Agricultura
Publicado em 29/09/2020 às 11h16
Foto Notícia
A Agroindustrial Vale do Paraíba e a Usina Monte Alegre estão entre as 36 unidades produtoras de açúcar das Regiões Norte e Nordeste com aval do Ministério da Agricultura, para exportação do produto aos Estados Unidos, a partir do próximo mês. A cota de exportação das duas agroindústrias paraibanas é superior a 3 mil toneladas métricas. A Instrução Normativa (IN) 57, que regulamenta a atividade, foi publicada no último dia 23.

A cota, conforme a IN 57, refere-se ao ano-safra 2019/2020, "já descontado o valor de polarização e convertido em toneladas curtas" e compreende o desembarque até o dia 31 de outubro de 2020. As usinas citadas no anexo da Instrução Normativa estão nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, e Sergipe. Juntas vão exportar 75.415,62 toneladas métricas.

O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, destacou a relevância da produção nacional de açúcar, elevando o país, a condição de maior produtor mundial, onde 20% da produção total é consumido em todos países, e o produto ainda ajuda a combater a desnutrição, sendo uma importante fonte natural e acessível de energia para as pessoas. "É um ingrediente fundamental no preparo de alimentos para obtenção de sabor e consistência, faz parte da cultura e do dia-a-dia dos brasileiros e muitas outras culturas", destacou.

O agronegócio garante divisas na balança comercial através do açúcar. De janeiro a agosto deste ano, o Brasil entregou a diversos países 13.584.985 toneladas e recebeu 3,7 bilhões de dólares.

Para Edmundo Barbosa, por desconhecimento, o açúcar ainda é visto como um vilão para a saúde da população e as ações de valorização do produto paraibano no perfil @campanhadoceequilíbrio, realizadas desde 2010, serviram para desmistificar o seu uso, e deverão voltar a circular, com a mesma finalidade.

Ele lembrou que o Sindalcool vai iniciar campanha similar em sua página oficial na internet, www.sindalcool.com.br, pois "o produto tem chegado nas mesas dos brasileiros in natura, em sua forma pura na condição de sacarose, sem aditivos químicos".

Dentre inúmeros posts, o perfil @campanhadoceequilibrio destaca que esse gênero alimentício, consumido com equilíbrio não traz malefícios à saúde, "e que o emagrecimento saudável não está apenas relacionado à dieta: a chave está no balanço calórico entre o que se come e o que se gasta".
Fonte: Sindalcool/PB
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
Mais Lidas