União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Corredor de umidade deixa Brasil Central em estado de alerta para tempestades nesta 5ª feira
Publicado em 22/10/2020 às 17h38
Um corredor de umidade passando por todo do Brasil Central deixa Minas Gerais e Espírito Santo com alerta de chuva intensa e tempestade nesta quinta-feira (22). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica que a tendência de chuva abrangente para toda a área e com acumulados que podem ultrapassar os 50 mm nas próximas 24 horas.

"Grande parte de Minas e do Espírito Santo tem previsão volumes mais expressivos, a tendência é de chuvas intensas mais do período da tarde", afirma Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. Falando em volumes, o modelo Cosmo sinaliza chuvas entre 30 e 40 mm no norte do Rio dde Janeiro, sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais.

O modelo também indica chance de chuvas volumosas para o extremo norte do Mato Grosso. Segundo Heráclio, com a umidade descendo da Amazonas, as chuvas agora passam acontecer de maneira mais regular e atingido a maior parte do Brasil Central. "Também tem alerta para temporais no sul e sudeste de Goiás", comenta a Climatempo.

Já para o Sul do Brasil, a Climatempo destaca condições para chuva moderada a forte e com raios no litoral da Região, mas com predomínio de céu nublado e chuva no litoral sul gaúcho. "Chove também no sul do Rio Grande do Sul e o oeste deste estado tem pancadas de chuva a partir da tarde", afirma a previsão.

As previsões do Inmet vão de encontro com as projeções da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), que segue indicando chuvas expressivas para Minas Gerais e Espírito Santo, até o próximo dia 30, com acumulados que podem ficar acima dos 100 mm.

Segundo o NOAA, as previsões também são positivas para chuva em todo o Centro-Oeste, com precipitação entre 50 e 90 mm. Para o período entre 22 e 30 de outubro, o GFS indica condição de chuvas para os três estados da região sul, com precipitação prevista entre 35 e 60 mm.

Já para o período entre 30 de outubro e 7 de novembro, o GFS mostra condição de chuvas para boa parte do país, com acumulados entre 50 e 70 mm em todo o Brasil Central. Ainda de acordo com o NOAA, neste período ainda há chances de chuvas para os três estados da região sul, porém com volumes mais baixos.
Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas