União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Brasil já vendeu grande parte de seus estoques de açúcar, diz Tereos
Publicado em 29/10/2020 às 16h10
Foto Notícia
A produtora francesa de açúcar Tereos, que tem uma operação importante no Brasil, acredita que grande parte dos estoques historicamente elevados do produto que estão em armazéns brasileiros já foi vendida e será exportada em breve.

O diretor de vendas da unidade Tereos Brasil, Gustavo Segantini, disse em conferência internacional nesta quinta-feira que não há muito açúcar disponível para venda no Brasil no momento, prevendo um mercado interno apertado no país na entressafra, de dezembro a março, e alta nos preços.

O Brasil, maior produtor e exportador de açúcar do mundo, elevou de forma significativa a fabricação do adoçante na atual temporada, já que o mercado de etanol foi muito prejudicado pelas medidas de isolamento social impostas em meio à pandemia de coronavírus.

As usinas do centro-sul do país possuem flexibilidade para ajustar a produção entre açúcar e etanol, dependendo dos preços e demanda. Com a prioridade dada ao açúcar, as usinas caminham para produzir um volume recorde de 38 milhões de toneladas nesta temporada, aumento de 9 milhões de toneladas em relação ao ano anterior.

A consultoria Datagro, organizadora da conferência, estimou os estoques de açúcar do Brasil em 13,8 milhões de toneladas ao final de setembro, 27% a mais do que em igual período de 2019. A maior parte desse volume, entretanto, já está vendida, segundo o diretor da Tereos.

Segantini disse que o mercado de exportação continua muito ativo, com as usinas fechando rapidamente vendas antecipadas para o mercado externo, e que o setor de alimentos e bebidas do Brasil deve se apressar para comprar açúcar, para evitar que fique pressionado pela oferta apertada à medida que a safra chega ao fim.

A grande desvalorização do real frente ao dólar neste ano, que supera os 40%, impulsionou as exportações de commodities. Como resultado disso, o país passou a enfrentar uma escassez de alimentos básicos, como soja e arroz.

A oferta global de açúcar, por outro lado, é vista como equilibrada, já que a pandemia reduziu a demanda pelo produto para consumo fora de casa.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024