União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Dólar tem queda contra real na sessão após intervenção do BC, mas fecha semana em alta
Publicado em 30/10/2020 às 17h51
O dólar fechou em queda contra o real nesta sexta-feira, cedendo terreno depois de ter superado os 5,80 reais mais cedo, o que levou o Banco Central a anunciar seu segundo leilão de moeda à vista em apenas três dias.

Apesar do alívio deste pregão, a moeda norte-americana fechou a semana em alta, marcando também seu terceiro mês consecutivo de valorização em outubro.

O dólar recuou 0,44% no dia, para 5,7383 reais, enquanto o dólar futuro negociado na B3 caía 0,13%, a 5,772 reais.

Na máxima da sessão, a divisa norte-americana spot disparou a 5,8090 reais, seu maior patamar desde 15 de maio. Instantes depois, o Banco Central anunciou leilão de moeda spot, em que vendeu 787 milhões de dólares.

Na quarta-feira, a autarquia também realizou um leilão extraordinário, em que vendeu mais de 1 bilhão de dólares em moeda à vista.

"A intervenção do Banco Central é uma correção de disfuncionalidades, e correta nesta situação", opinou Alejandro Ortiz, economista da Guide.

Ele ressaltou a disseminação da Covid-19 e o nervosismo antes das acirradas eleições norte-americanas como fatores que explicam o salto do dólar a um patamar tão elevado mais cedo.

A proximidade da data da disputa eleitoral entre o atual presidente, Donald Trump, e seu adversário democrata, Joe Biden, tem deixado os investidores nervosos, uma vez que o resultado segue nebuloso e há risco de contestação. Além disso, o evento atrasou as negociações de novos estímulos fiscais na maior economia do mundo, que provavelmente só serão implementados depois que os norte-americanos forem às urnas.

Enquanto isso, a segunda onda de infecções por coronavírus, com consequente reimposição de lockdowns, levanta dúvidas sobre o ritmo da recuperação econômica mundial. Esta semana foi marcada pelo aumento global de casos em mais de 500 mil pela primeira vez, com França e Alemanha, duas gigantes europeias, se preparando para novas paralisações.

No Brasil, as preocupações em relação à saúde fiscal continuavam sob os holofotes, com investidores atentos a pistas sobre como o governo financiaria mais auxílio econômico sem furar o teto de gastos.

"A única coisa que vai conseguir promover algum tipo de alívio para o mercado de câmbio é um sinal concreto em relação à manutenção das contas públicas", opinou Ortiz, alertando que "o espaço remanescente para erros (fiscais) por parte do Congresso e do governo está muito pequeno".

Colaborando para a volatilidade nos mercados de câmbio, esta sexta-feira marcou o dia da formação da Ptax de fim de mês, bem como as vésperas de um fim de semana prolongado pelo feriado do Dia de Finados na segunda-feira. As negociações no mercado local retornam justamente no dia da eleição presidencial nos Estados Unidos.

O dólar acumulou na semana --que também foi marcada pela decisão do Comitê de Política Monetária de manter a porta aberta para possíveis cortes de juros no futuro-- alta de 1,956%. Em outubro, a moeda norte-americana teve ganho de 2,13%, marcando seu terceiro mês consecutivo de avanço.

Em 2020, o dólar salta quase 43% contra o real.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas