União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Carga de energia do Brasil cai 10% em maio com medidas de isolamento, diz ONS
Publicado em 29/06/2020 às 15h04
Foto Notícia
A carga de energia do sistema elétrico interligado do Brasil recuou 10,2% em maio quando na comparação anual, diante do impacto de medidas de isolamento adotadas para conter a disseminação do coronavírus, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em boletim nesta segunda-feira.

O desempenho é apenas um pouco melhor que em abril, primeiro mês inteiramente afetado por quarentenas decretadas por governadores e prefeitos devido à pandemia, quando a demanda desabou 11,6%.

"A menor redução, em relação ao recorde de variação negativa observada em abril, sinaliza uma acomodação da situação atual em níveis muito baixos", disse o ONS, ao citar a interrupção de atividades em diversos setores da economia em meio às medidas restritivas adotadas contra o vírus.

PUBLICIDADE


O órgão do setor elétrico disse ainda que temperatura e calendário também impactaram o desempenho, que teria sido um recuo de 7,9% se desconsiderada a influência desses fatores não econômicos.

Foi o segundo mês consecutivo com queda na carga em todas regiões do Brasil, com o maior recuo registrado na Região Nordeste, de 11,4%.

No Sudeste, houve retração de 11,3%, enquanto na Região Sul a diminuição no consumo de energia foi de 7,7%. A Região Norte foi com menor redução, de 5,9% ano a ano.

Já o mês de junho tem apresentado desempenho um pouco melhor, com queda de 6% no consumo ante mesmo período do ano anterior, se considerados dados prévios dos primeiros 19 dias, disse a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) também nesta segunda-feira.

No acumulado do ano, a queda acumulada de demanda até o momento é de 9,8%, ainda segundo a CCEE.

Essa redução no consumo deve fazer com que as distribuidoras de energia do país fechem o ano de 2020 com sobras de eletricidade contratada de cerca de 15,8%, projetou a CCEE em conferência online com jornalistas.
Luciano Costa
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas