União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Sem garantias do CBio, canavieiros de Pernambuco acionarão usinas no uso dos CARs para recebimento do crédito
Publicado em 11/08/2020 às 11h42
Foto Notícia
Agora é oficial: produtores de cana de Pernambuco proibirão as usinas utilizarem os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para receberem os Créditos de Descarbonização (CBios), sob pena de serem acionadas judicialmente. A decisão pode se propagar para outras regiões e produtores de outras biomassas, inconformados com a falta de garantia de que também receberão pelos papéis negociados no mercado e que moverão o RenovaBio.

O retrato das propriedades fornecedoras de matérias-primas, em conformidade com as leis ambientais, é condição para as unidades industriais comercializarem os CBios.

Junto com a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e Sindicape, que mobilizaram seus associados nesta segunda (10) e aprovaram a medida, estão as entidades nacionais Feplana (cana), a Abrasoja (soja), a Abrapalma (palma), Abramilho (milho) e ABCZ (bovinocultura), além da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

Também apoiam a partilha dos CBios os canavieiros do Centro-Sul, pela Orplana, e do Nordeste, pela Unida.

A AFCP e o Sindicape, que confirmam a divisão dos seus CBios das unidades industriais cooperativadas que administram, Coaf/Cruangi e Agrocan -- acompanhadas da CooafSul, cooperativa que começará a operar a antiga usina Estreliana -, alertam para a importância dos fornecedores independentes.

Na safra passada, praticamente metade da cana do estados veio deles, dizem o presidente da AFCP, Alexandre Lima, e do Sindicape, Gerson Carneiro Leão. A Feplana, por exemplo, representa 60 mil canavieiros nacionais.

O impasse sobre a falta de compromisso das usinas e unidades produtoras de etanol e biodiesel de outras matérias-primas quanto ao repasse dos créditos financeiros se acentuou neste ano, com a entrada em vigor do RenovaBio. Para o Nordeste, por exemplo, é importante essa definição, uma vez que a safra está para começar.

Enquanto a disputa também está na Câmara Federal, em Projeto de Lei de Efraim Filho (DEM-PB), propondo mudanças, a decisão referendada em Pernambuco só permitirá a usina usar os CARs de seus fornecedores desde que esteja compromissada em partilhar os CBios.
Giovanni Lorenzon
Fonte: Money Times
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas