União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Cana-de-açúcar

Cevasa conquista três premiações no MasterCana Brasil 2020
Publicado em 11/01/2021 às 15h40
A Cevasa conquistou três premiações na edição 2020 do MasterCana Brasil 2020 concluindo o ano com chave de ouro. A empresa vem passando por um processo de transformação desde 2016, quando foi revisado o seu "Quadro de Gestão Estratégica", possibilitando uma reestruturação financeira e melhoria na gestão de caixa e capital de giro, resultando em ciclos financeiro e operacional melhores.

Houve significativa redução de todas as linhas de custeio da empresa bem como um aumento na margem Ebtida de 200% comparando o ano de 2020 a 2015, além da redução significativa do seu endividamento ao longo dos anos.

Para sustentar um crescimento contínuo com rentabilidade acima da média, a Cevasa também investiu na capacitação e desenvolvimento dos integrantes, com a implantação de um programa de gestão de desempenho, chamado "Programa Excelência", onde há a gestão "a vista" das principais metas e indicadores da empresa, garantindo, com a prática do PDCA, que haja a tratativa para cada desvio da meta proposta, recuperando o resultado dentro do mês e consequentemente dentro da safra. Por essas estratégias, foi reconhecida com o prêmio de Usina do Ano -- Estratégia Empresarial -- Tecnologia & Inovação.

Com excelentes números, a companhia vem batendo diversos recordes na produção de açúcar, de eficiência global industrial (EGI), no rendimento total corrigido (RTC) e na produção de energia.

Na indústria, principalmente, o domínio das operações, identificação e correção de gargalos mecânicos e operacionais, melhoria no controle, melhoria na qualidade e redução das perdas, garantiram a evolução dos principais indicadores de performance.

Este ano, a usina iniciou a operação do software S-PAA na área de energia e embebição, o que garantiu maior estabilidade no vapor e redução no consumo de processos, permitindo melhorar os índices de eficiência industrial e de exportação de energia, além da economia de bagaço por UNICOP.

Esse bom desempenho na área industrial garantiu a premiação como Usina do Ano -- Área Industrial -- Tecnologia e Inovação.

Quanto ao prêmio Usina do Ano -- Área Agrícola -- Gestão foi devido à eficiência registrada no campo, onde também bateu o recorde na qualidade da cana-de-açúcar que registrou volume de açúcar total recuperado (ATR) superior a 142 kg por tonelada.

A companhia conseguiu evolução da produtividade do canavial (TAH) e produtividade/rendimento das máquinas as quais foram conquistadas por meio da melhoria do manejo, da implantação de tecnologias agrícolas e da elaboração e implantação de modelo contrato de fornecimento sustentável, onde valoriza-se a cana com base na colheitabilidade do canavial, distância, dificuldade de acesso além de ter bonificações/penalizações relacionadas a planejamento, qualidade e/ou entrega de cana.
Andréia Vital
Fonte: JornalCana
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024