Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Cevasa conquista três premiações no MasterCana Brasil 2020
Publicado em 11/01/2021 às 15h40
A Cevasa conquistou três premiações na edição 2020 do MasterCana Brasil 2020 concluindo o ano com chave de ouro. A empresa vem passando por um processo de transformação desde 2016, quando foi revisado o seu "Quadro de Gestão Estratégica", possibilitando uma reestruturação financeira e melhoria na gestão de caixa e capital de giro, resultando em ciclos financeiro e operacional melhores.

Houve significativa redução de todas as linhas de custeio da empresa bem como um aumento na margem Ebtida de 200% comparando o ano de 2020 a 2015, além da redução significativa do seu endividamento ao longo dos anos.

Para sustentar um crescimento contínuo com rentabilidade acima da média, a Cevasa também investiu na capacitação e desenvolvimento dos integrantes, com a implantação de um programa de gestão de desempenho, chamado "Programa Excelência", onde há a gestão "a vista" das principais metas e indicadores da empresa, garantindo, com a prática do PDCA, que haja a tratativa para cada desvio da meta proposta, recuperando o resultado dentro do mês e consequentemente dentro da safra. Por essas estratégias, foi reconhecida com o prêmio de Usina do Ano -- Estratégia Empresarial -- Tecnologia & Inovação.

Com excelentes números, a companhia vem batendo diversos recordes na produção de açúcar, de eficiência global industrial (EGI), no rendimento total corrigido (RTC) e na produção de energia.

Na indústria, principalmente, o domínio das operações, identificação e correção de gargalos mecânicos e operacionais, melhoria no controle, melhoria na qualidade e redução das perdas, garantiram a evolução dos principais indicadores de performance.

Este ano, a usina iniciou a operação do software S-PAA na área de energia e embebição, o que garantiu maior estabilidade no vapor e redução no consumo de processos, permitindo melhorar os índices de eficiência industrial e de exportação de energia, além da economia de bagaço por UNICOP.

Esse bom desempenho na área industrial garantiu a premiação como Usina do Ano -- Área Industrial -- Tecnologia e Inovação.

Quanto ao prêmio Usina do Ano -- Área Agrícola -- Gestão foi devido à eficiência registrada no campo, onde também bateu o recorde na qualidade da cana-de-açúcar que registrou volume de açúcar total recuperado (ATR) superior a 142 kg por tonelada.

A companhia conseguiu evolução da produtividade do canavial (TAH) e produtividade/rendimento das máquinas as quais foram conquistadas por meio da melhoria do manejo, da implantação de tecnologias agrícolas e da elaboração e implantação de modelo contrato de fornecimento sustentável, onde valoriza-se a cana com base na colheitabilidade do canavial, distância, dificuldade de acesso além de ter bonificações/penalizações relacionadas a planejamento, qualidade e/ou entrega de cana.
Andréia Vital
Fonte: Jornal Cana
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.