União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Inmet alerta para um mês de fevereiro com chuvas acima da média para o Sul e baixos volumes para algumas regiões do Matopiba
Publicado em 15/01/2021 às 17h14
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Francisco de Assis Diniz - chefe da do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou as previsões para o mês de fevereiro em todo o país. De acordo com o especialista, a tendência de chuvas é positiva para as regiões sul e central do país, enquanto o Matopiba pode registrar uma redução nos volumes.

"As previsões indicam boas condições de chuvas para a região sul do Brasil como um todo. O segundo ponto é que a gente tem as previsões de fevereiro indicando chuva mais irregular para região do Matopiba", afirma. Segundo Francisco, tanto os modelos do Inmet como os modelos americanos mostram o mesmo cenário de chuvas para o país.

O modelo de previsão de anomalia para fevereiro mostra que a região do Matopiba pode ter até 70 mm a menos de chuva. "Vai chover 150 ou 130 mm, por isso que eu falei que precisamos ter um certo cuidado aqui na região", comenta. Francisco explica, no entanto, que apesar do mapa indicar uma redução também para áreas do Centro-Oeste, se chover o volume previsto no mês, o acumulado é suficiente para atender a necessidade da planta.

Para as demais áreas do país, Francisco afirma que a tendência é de chuvas dentro ou acima da média esperada. Já para o Sul do Brasil, os modelos apontam para até 70 mm de chuvas acima da média esperada. "A região Sul apresenta uma boa condição, não está indicando uma diminuição. O que pode acontecer é de ter poucos dias de chuvas e passar 10/15 dias de chuvas", explica o especialista. Destaca ainda que o mapa mostra a concentração de volumes no mês, mas que não é possível identificar como a chuva será distribuída no período.

Já as previsões para a reta final de janeiro também indicam condição de boas chuvas para a região Sul do Brasil, já a partir deste final de semana. Francisco destaca que sistemas em atuação na Argentina e no Uruguai devem avançar para o Brasil, aumentando os volumes na região Sul.

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem a previsão de acumulados entre 20 e 40 mm no oeste do Rio Grande do Sul a partir de domingo (17) e áreas de instabilidade em toda a região sul do Brasil a partir de sábado. O modelo Cosmo indica que a partir da segunda-feira (19) a tendência é de tempo firme no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, parte de São Paulo e o Nordeste do país.
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas