União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Análise: Preços elevados devem manter mix mais açucareiro em 2021
Publicado em 18/01/2021 às 09h37
A produção de açúcar deve ser menor na safra 2021/22, considerando-se que o Centro-Sul brasileiro atingiu recorde no volume em 2020 (totalizando 38,09 milhões de toneladas, alta de 44,16% em relação ao ano anterior) e que condições climáticas atípicas, como a estiagem entre setembro e outubro de 2020, podem prejudicar o volume de cana e a concentração de ATR (Açúcar Total Recuperável).

Adicionalmente, incêndios em alguns canaviais no período de seca prejudicaram a produção da cana-de-açúcar. Caso as chuvas da primavera e verão ocorram, mesmo que atrasadas, acredita-se que as perdas sejam minimizadas, mas ainda há incertezas quanto à intensidade do La Niña, fenômeno que pode diminuir a ocorrência de precipitações no Centro-Sul do Brasil nos próximos meses.

Por enquanto, espera-se que a quantidade produzida de cana-de-açúcar disponível para moagem em 2021/22 seja de aproximadamente 585 milhões de toneladas, segundo empresas ligadas ao setor sucroenergético. Na atual temporada, a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) indica que o Centro-Sul havia produzido 594,88 milhões de toneladas até 1º de dezembro de 2020.

No que tange ao ATR, a estiagem foi favorável à cana-de-açúcar colhida em 2020, mas será prejudicial à cana a ser colhida em 2021. Na parcial da safra 2020/21 (de 1º de abril de 2020 até 1º de dezembro de 2020), foram obtidos 145,13 kg de ATR/tonelada de cana, e para 2021/22, as expectativas apontam para 138 kg de ATR/tonelada.

Os preços favoráveis no mercado interno e a recuperação dos valores internacionais devem estimular a manutenção do mix mais açucareiro. Além disso, boa parte das exportações já está fixada para a próxima safra, o que compromete a flexibilidade para inverter o mix.

Quanto ao dólar, um fortalecimento acelerado da economia pode enfraquecer a moeda norte-americana frente ao Real, reduzindo as vantagens das exportações. Por outro lado, incertezas causadas pela pandemia e o novo ambiente de juros baixos, que não atrai mais o capital externo especulativo, indicam que o dólar pode se manter firme.

Além desses aspectos, não existe sinalização segura de que o consumo de combustíveis aumente com força em 2021. O petróleo tem oscilado bastante, sem tendência definida. Se houver retomada de consumo interno, no entanto, a diferença entre os preços da gasolina e do etanol nos postos deve estimular sobremaneira seu consumo. Em relação ao consumo de açúcar, as mudanças ocorridas no Brasil e no mundo em 2020, especialmente devido à pandemia de coronavírus, podem se estender para 2021.

No geral, a velocidade de transição para uma nova estabilidade econômica definirá os preços relativos dos produtos finais e, consequentemente, a tendência do mix de produção para as próximas safras. Portanto, o que determinará se o mix terá um incremento relativo em termos de açúcar ou de etanol não é o consumo interno do adoçante, mas, sim, as exportações desta commodity. O contrário vale para o etanol, uma vez que o mercado interno é o mais relevante.

Cabe, portanto, a questão: o mundo, e principalmente a China, continuarão a importar o açúcar brasileiro com a mesma intensidade neste ano? Caso positivo, a tendência seria de maior sustentação dos preços internacionais, favorecendo as receitas com exportação de açúcar. Outro aspecto parece ser a questão dos estoques mundiais, que devem ter se reduzido mediante a dificuldade de produção agrícola em diversos países.

De fato, temendo o desabastecimento de açúcar, a China não renovou em 2020 a política de salvaguarda, que limita as importações de açúcar no país. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o país asiático tem o menor volume de açúcar estocado das últimas quatro temporadas. Com isso, o açúcar brasileiro poderá encontrar no ano de 2021 um voraz comprador, o que contribui para fortalecer a projeção do mix favorecendo o açúcar.


MERCADO INTERNACIONAL

A Organização Internacional do Açúcar (OIA) prevê déficit na produção mundial de açúcar, de 3,5 milhões de toneladas, com a atual temporada mundial (2020/21) somando 171,1 milhões de toneladas, e o consumo, 174,6 milhões de toneladas.

Já o USDA prevê produção global de 181,86 milhões de toneladas e consumo de 173,76 milhões de toneladas. O USDA ressalta que as boas produções na Índia e principalmente no Brasil são as responsáveis pelo aumento no volume mundial. Na safra anterior, de 2019/20, a produção mundial foi de 165,49 milhões de toneladas de açúcar.

A Índia elevou a área cultivada com cana-de-açúcar em 9%, e, com isso, o maior consumidor mundial de açúcar deverá produzir 31 milhões de toneladas em 2020/21, segundo a Associação das Usinas de Açúcar da Índia (Isma, na sigla em inglês), aumento de 13% frente à temporada anterior. Já a produção na Tailândia foi castigada pela seca e, conforme o USDA, deve totalizar 7,9 milhões de toneladas, queda de 5% em relação ao ciclo anterior.

Pela terceira temporada consecutiva, a União Europeia deverá registrar recuo na produção. De acordo com o USDA, o bloco europeu deverá produzir 16,1 milhões de toneladas em 2020/21, volume 5,32% inferior ao de 2019/20. A queda está atrelada ao clima seco que atinge o bloco europeu por três anos e à incidência do vírus amarelo na beterraba açucareira, principalmente na França.


NORDESTE

Na safra 2020/21 do Nordeste (iniciada oficialmente em setembro/20), o clima favoreceu as lavouras de cana-de-açúcar, que somaram produção de 50,9 milhões de toneladas, 3,6% acima da temporada anterior, segundo dados de dezembro da Conab.

Ainda de acordo com a Conab, em Alagoas, a produção de cana-de-açúcar deve somar 18,134 milhões de toneladas, acréscimo de 4% em relação a 2019/20. O setor apresenta maior direcionamento da cana para fabricação de açúcar, podendo gerar mais de 1,5 milhão de toneladas do adoçante.

Em Pernambuco, a perspectiva é de obtenção na ordem de 12,314 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (1,6% inferior a 2019/20), devido à menor área e a oscilações no clima ao longo do desenvolvimento das lavouras. Neste estado, também há expectativa de que unidades mantenham maior direcionamento à geração de açúcar, com projeção de fabricação de 912,8 mil toneladas.

Na Paraíba, a área em produção nesta safra deve ser semelhante à verificada em 2019/20, em 119,8 mil hectares, com perspectiva de conclusão das operações de moagem até abril de 2021. A produção está prevista em 6.726,5 mil toneladas de cana-de-açúcar e em 131,1 mil toneladas de adoçante.

Equipe: Dra. Heloisa Lee Burnquist, Bel. Maria Cristina Afonso, Bel. Silvia C. Michelin, Bel. Augusto Barbosa Maielli e Bel. Vanessa Vizioli.
Fonte: Cepea
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024