Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Ibovespa tem tom positivo com desempenho da Petrobrás, mas perde força após dados dos EUA
Publicado em 25/02/2021 às 11h17
De olho nas palavras do presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, que avalia os números considerados fortes pelo mercado da empresa no quarto trimestre e no ano de 2020, as ações da companhia aceleram ganhos esta manhã, dando sustentação ao Ibovespa. A valorização só não é maior em parte por causa do sinal negativo dos índices futuros de Nova York.

O prinicipal índice de ações do mercado brasileiro desacelerou a velocidade de alta após a divulgação dos indicadores mistos nos Estados Unidos. As encomendas de bens duráveis no país subiram 3,4% em janeiro ante dezembro, ante previsão de recuo de 1,0%. Já a segunda leitura do PIB americano do quarto trimestre mostrou alta anualizada de 4,1%, na comparação com projeção média de analistas de 4,2%. Os pedidos de auxílio-desemprego caíram 111 mil na semana, a 730 mil, em relação à expectativa de 845 mil. O dado da semana anterior foi revisado, de 861 mil a 841 mil. No Brasil, a Receita informou que a arrecadação somou R$ 180,221 bilhões em janeiro, a segunda maior para o mês desde 2008, com queda real de 1,5% ante janeiro de 2020. Às 10h36, o Ibovespa subia 0,23%, aos 115.938,55 pontos, após máxima aos 116.122,24 pontos.

Em teleconferência que acontece esta manhã, Castello Branco ressaltou que a Petrobrás de hoje é melhor que a de um ano antes. "Compromisso foi terminar (crise) melhor que começamos", disse. Conforme ele, mais de 11 mil empregados aderiram ao PDV e que o home office reduziu a taxa de contaminação por covid-19, diminuiu custos e aumentou produtividade.

Em meio a debates sobre a política de preços dos combustíveis no Brasil, o executivo afirmou que o petróleo é commodity e cobrado em dólar e que não tem como fugir disso. Segundo ele, o combustível no País não é caro; média está abaixo do valor global. "Se Brasil quiser ser economia de mercado tem que ter preço de mercado", disse.

Diante da falta de imunizante em algumas partes do globo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com a Comissão Europeia para coordenar doações de vacinas a outros países do continente europeu, informa a Reuters.

O dólar à vista, às 10h42, tinha elevação de 0,2%, a R$ 5,43.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas