União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Açúcar

Tendência de queda da oferta na Índia deverá manter açúcar em alta
Publicado em 25/03/2021 às 12h00
O mundo poderá enfrentar restrição de oferta de açúcar na safra internacional 2022/23, que começará em outubro do ano que vem. Isso porque, a partir dessa data, a Índia, que disputa o posto de maior produtor global com o Brasil, terá que reduzir os subsídios a sua cadeia, ao mesmo tempo em que a demanda por etanol absorverá um volume maior de cana no país.

Se considerado o cenário que a trading britânica Czarnikow traçou para a oferta indiana, a atual janela de sustentação dos preços do açúcar no mercado internacional - que já subiram cerca de 40% nos últimos 12 meses - poderá se estender, o que beneficia os principais países exportadores: Brasil e Tailândia.

Em 2023, a Índia terá que deixar de oferecer subsídios à exportação, em linha com um acordo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), de 2015. Segundo esse acordo, países em desenvolvimento terão que abrir mão de recursos que reduzem o custo dos embarques. No entanto, o governo indiano já descumpriu outros compromissos internacionais no passado recente, como quando aumentou os subsídios à produção acima dos limites permitidos pelo Acordo sobre Agricultura da OMC.

Atualmente, a Índia subsidia a exportação de 6 milhões de toneladas para reduzir o excesso de oferta no mercado interno. O país tem registrado excedentes de oferta desde a safra 2010/2011.

Mas outro fator que tende a enxugar a oferta indiana de açúcar é a política para combustíveis. A Índia vem acelerando seu plano de adição de etanol à gasolina, como via de descarbonização, e pretende chegar a 2025 com um percentual de 20% de mistura, o que demandará uma conversão maior da cana disponível no país para a produção do biocombustível.

Esses dois fatores vão reduzir a oferta de açúcar da Índia - o que, segundo a Czarnikow, levará os preços da commodity a patamares elevados. A trading inclusive fez uma comparação com o que ocorreu em 2010 e 2011, quando a Europa retirou os subsídios à produção de açúcar refinado e os preços chegaram a 36 centavos de dólar a libra-peso, três vez mais que os valores próximos de 12 centavos de dólar registrados um ano antes.

A Índia não deve ser o único país cuja demanda por etanol "roubará" espaço da produção de açúcar. Novos mandatos de mistura do biocombustível no Reino Unido e na China, por exemplo, também devem fazer com que uma parcela maior da cana processada no Brasil seja destinada ao etanol e menos ao açúcar, observou a trading.

Se for confirmado o cenário de redução da oferta global de açúcar em 2022/23 - e, consequentemente, de alta dos preços -, a Czarnikow avaliou que poderá haver uma expansão da área cultivada com cana no Brasil e na Tailândia. Porém, para que o aumento da área de cana resulte em maior produção de açúcar, há um período de ao menos um ano de diferença, e também terá que haver mais investimentos na capacidade instalada das usinas.

No Brasil, a trading avalia que a moagem de cana não ultrapassará a barreira dos 600 milhões de toneladas ao menos até meados de 2023. No ano passado, as exportações brasileiras de açúcar alcançaram o recorde de 30 milhões de toneladas, ou 45% dos embarques mundiais, e renderam ao país US$ 8,7 bilhões.

No caso da Tailândia, segundo maior exportador global, a Czarnikow também não acredita que a moagem de cana voltará às máximas históricas (de 135 milhões de toneladas em 2017/18) ao menos até 2023. O país perdeu espaço no mercado internacional de açúcar nas últimas duas safras após sofrer com longas estiagens e hoje representa cerca 9% do comércio global do adoçante.

Uma reação da produção na Europa também não é vislumbrada antes do fim de 2022. Embora os produtores europeus utilizem como matéria-prima a beterraba, cultura que resulta em produção após seis meses do plantio, os contratos de remuneração aos produtores são mais de longo prazo e atualmente oferecem aos agricultores remunerações referentes ao período de 2019, quando os valores estavam depreciados.

Entretanto, a Czarnikow não descarta a possibilidade de os produtores europeus responderem mais rapidamente a um estímulo de preço e ampliarem a área cultivada com beterraba, que vem caindo desde a safra 2017/18.

Dessa forma, a restrição da oferta na Índia, se confirmada, não deverá ser compensada logo por seus principais concorrentes, avaliou a trading. Para a Czarnikow, um aumento da oferta para atender a essa demanda só deverá vir a partir de 2023, mas as possibilidades de adversidades climáticas a fazem prever um cenário de preços ainda elevados para os próximos cinco anos.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas