União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Maior usina de hidrogênio verde do mundo será construída no Ceará; investimento de US$ 5,4 bilhões
Publicado em 30/03/2021 às 09h27
Foto Notícia
A Enegix Energy, uma empresa australiana, anunciou o projeto de hidrogênio verde Base One em conjunto com o governo cearense, com investimento na ordem de US$ 5,4 bilhões. Nos termos do memorando assinado com o governador Camilo Santana, a Enegix criará a maior usina de hidrogênio verde do mundo, que produzirá mais de 600 mil toneladas de hidrogênio verde por ano a partir de 3,4 GW de potência firme -- máxima produção contínua de energia que poderá ser obtida -- a partir de projetos eólicos e solares combinados.

O projeto Base One estará em uma localização estratégica para a produção de hidrogênio verde da Enegix com acesso direto a todos os principais mercados internacionais via frete oceânico. Uma área industrial de 500 hectares foi reservada no Porto de Pecém para permitir o processo de eletrólise. A instalação será operada usando energia renovável com zero emissões e aproveitará o grande potencial de energia renovável que o Ceará tem disponível, desde a energia solar e eólica onshore até a offshore, permitindo assim que o projeto Base One seja expandido para uma potência de até 100 GW para atender à demanda global.

O Base One, de acordo com comunicado da empresa, criará milhares de empregos durante a construção e empregará centenas de funcionários operacionais em tempo integral para gerenciar suas instalações, com benefícios sociais positivos e de longo alcance para a comunidade local e também do estado.

Hoje em dia, é emitido cerca de 50 bilhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera, com um crescimento de 40% desde os anos 90. O Base One tem o potencial de reduzir as emissões anuais de CO2 em 10 milhões de toneladas por ano e se tornará o maior projeto de redução de emissões de carbono do mundo.

Segundo Wesley Cooke, CEO e fundador da Enegix, o hidrogênio representa uma versão do que o futuro espera. De acordo com ele, é uma nova maneira de produzir energia sem poluir e destruir o meio ambiente. "Uma economia de hidrogênio é possível agora e devemos construí-la para que todos possam se beneficiar do elemento mais abundante do universo", comenta Cooke.

A expectativa é que o projeto Base One leve de 3 anos para ser construído. A Enegix assinou um acordo com uma empresa internacional de engenharia e consultoria técnica, para realizar um estudo de viabilidade, e em breve iniciará o processo de obtenção de licenças ambientais e sociais. A Enegix está buscando parcerias com investidores e está realizando uma rodada de capital aberto.

O projeto Base One também marca a estreia da Enegix no mercado mundial. A Enegix Energy está registrada em Cingapura e Austrália e irá instalar sua sede corporativa no país europeu, Suíça. A empresa foi estabelecida com a visão de implantar e gerenciar redes de energia renováveis alimentadas por hidrogênio, que é um componente-chave em sua estratégia e será usado para armazenamento, distribuição de eletricidade, transporte, aplicações de combustível e também usinas de re-eletrificação.
Ademilson Ramos
Fonte: Engenharia E
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas